x
Publicado 10/01/2018 12:27:52

Refúgio Pedra Aguda: a paz que você procura existe

O Refúgio Pedra Aguda fica localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Bom Jardim - RJ. Aproximadamente 24 km de centro da cidade.

Um lugar para esquecer do mundo. Um verdadeiro refúgio. O local proporciona uma paz e visuais incríveis ao som apenas dos pássaros e da natureza.

O sítio possui vários atrativos como: piscina natural, sauna, cachoeira, trilhas, escalada e rapel, restaurante com comida caseira servida no fogão a lenha, entre outras.

O Refúgio Pedra Aguda funciona como pousada, aluguel de casas, alojamento coletivo e camping. O espaço é aberto para visitação.

Para os amantes de escalada há diversos setores de escalada para vias esportivas e boulder.

Para reservas e informações apenas pela Fan Page: Refúgio Pedra Aguda


PEDRA AGUDA E MUNDO NOVO
O Circuito da Pedra Aguda e Mundo Novo reúne o maior grupo de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil) e está inserido em uma APA (Área de Preservação Ambiental Municipal), garantindo, assim, um turismo comprometido com a preservação e o desenvolvimento sustentável.

TRILHA DA PEDRA AGUDA
A Pedra Aguda possui 1340 metros e é uma das mais belas paisagens da região. Dominada pela imponente Serra de Maçabu, o acesso é pelo Refúgio Pedra Aguda, por uma trilha íngreme, com uma extensão de 950 metros, lindos visuais, trechos de “escalaminhada”, de cabo de aço e lances expostos. Em média 1 hora e 20 minutos para chegar ao cume, porém é preciso ter atenção nos trechos de cabo de aço – levem corda de escalada, baudrier (cadeirinha) e todo o material de segurança necessário para realizar a aventura com segurança. Todos esses obstáculos e desafios tornam a Pedra Aguda um dos roteiros mais belos, incríveis e desafiadores da região. Atenção: a trilha não possui ponto de água, é recomendável levar luva para o cabo de aço é bom também marcar o ponto do cabo de aço para não se perder na descida.

TRILHA DO MUNDO NOVO
O Mundo Novo possui 1550 metros e é uma das montanhas mais altas da região – o acesso também é pelo Refúgio Pedra Aguda e bem no início da trilha algumas cachoeiras são bem convidativas para um refrescante banho. Após um pequeno trecho de corda, a trilha começa a ficar mais difícil e é preciso ter cuidado para atravessar os trechos de bambuzal. Já perto do cume o desafio é vencer uma sequência de barrancos bem íngremes, onde se tem pouco apoio para as mãos. É preciso ter cuidado e estar com um bom preparo para vencê-la. Em média 2 horas para chegar ao cume, e o visual é recompensador.

ESCALADAS NA PEDRA AGUDA
Para quem deseja desbravar ainda mais esse pequeno paraíso, recomendamos levar seus equipamentos de escalada, pois a Pedra Aguda é um paraíso para os escaladores. A via mais famosa e repetida é a Quati 4º VI (390m) pois é uma das poucas que dá acesso ao cume. Em volta do Refúgio Pedra Aguda existem diversos setores de Boulder e vias Esportivas bem legais para todos os níveis. Destacamos as vias que ficam atrás da piscina do refúgio. Ali você escala e o cume é uma piscina natural, uma delícia.

Passa ter acesso ao croqui das vias de escalada da Pedra Aguda acesse o link http://www.celight.org.br/Documentos/Pedra_Aguda_Trajeto_e_Croquis.pdf.

Fonte: https://br.findmespot.com/pg/blog/  

 

Galeria de fotos