R$ 600,00 de quem não sacar auxílio voltarão para o governo? Entenda

11/05/2020 13:41:44
Compartilhar

Mais de 50 milhões de brasileiros conseguiram se cadastrar para receber o auxílio emergencial. Desses, 18,5 milhões não tinham conta bancária, e foi criada uma poupança digital para que eles pudessem receber o benefício.

Esse grupo de beneficiários deve movimentar o crédito recebido pelo aplicativo Caixa Tem ou sacar o dinheiro em agências Caixa ou lotéricas. Caso isso não seja feito no intervalo de 90 dias, o benefício será recolhido pelo governo.

Ao longo de três meses, o valor das parcelas vai se acumular na poupança digital da Caixa, mas é preciso atenção porque há um prazo limite para a movimentação do benefício. Se não utilizar em 90 dias será devolvido. 

No entanto, isso não significá que o beneficiário perde o direito ao dinheiro. Segundo o Ministério da Economia, o beneficiário poderá retirar o dinheiro mesmo depois de os recursos voltarem ao Tesouro Nacional. De acordo com a pasta, as leis que instituíram o auxílio emergencial de R$ 600 e o benefício emergencial (BEM) garantem o direito ao recebimento de quem teve o cadastro aprovado, dispensando a necessidade de uma nova regulamentação, explica a Agência Brasil.

Compartilhar