Quem é Wilson Witzel, o novo governador do Rio de Janeiro

28/10/2018 19:14:42
Compartilhar

O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) é o novo governador do Estado do Rio. Witzel, surpresa no primeiro turno, voltou a derrotar seu adversário direto, Eduardo Paes (DEM) neste domingo, 28.

Azarão da eleição, o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) é um novato que se apresentou ao eleitor como um político não profissional com experiência no combate à corrupção. De completo desconhecido, ganhou popularidade na reta final do primeiro turno na esteira de seu apoio declarado a Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial. Ele derrotou o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, neste domingo, 28.

Witzel é servidor público com passagens pela Marinha, o Instituto de Previdência do Município do Rio (Previ-Rio) e a Defensoria Pública. É professor e ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio e do Espírito Santo, com carreira na Justiça Federal por 17 anos, tendo participado de casos de repercussão, como o do propinoduto. Ele tem 50 anos, é de Jundiaí e mora no Rio desde os 19.

Witzel deixou em março a magistratura e um salário bruto de R$ 29 mil. Centrou sua campanha em dois pilares: o combate à corrupção e à criminalidade, num Estado que tem um ex-governador (Sérgio Cabral Filho, do MDB) preso e condenado a mais de cem anos de prisão acusado de chefiar um esquema de corrupção, e que há décadas vem mergulhado na violência urbana.

Com o slogan “mudando o Rio com juízo”, e vendendo-se como alguém que “deixou de ser excelência para se juntar ao povo”, o candidato do PSC defende uma força-tarefa contra o narcotráfico e as milícias, sob a lógica que norteou a Polícia Federal na Lava Jato, de rastreamento do dinheiro lavado e de monitoramento telefônico, além de um endurecimento contra traficantes. Para ele, quem estiver portando fuzil num eventual governo seu será “abatido”, por representar um “risco iminente”.

Compartilhar