Quarta-feira de Cinzas é celebrada nas paróquias de Nova Friburgo

05/03/2019 20:28:58
Compartilhar

Após os dias de Carnaval, os fiéis da Diocese de Nova Friburgo se reunirão para as celebrações da Quarta-feira de Cinzas.

Em 2019, a celebração que abre a Quaresma acontecerá em 6 de março. Dom Edney Gouvêa Mattoso presidirá a Missa com a imposição das Cinzas na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, às 19h.

Confira os horários das celebrações nas demais comunidades da Diocese.

-Paróquia São Cristóvão – Mury: 19h – Igreja Matriz; 20h30 – Capela Sagrada Família, em Varginha
-Paróquia São Sebastião – Lumiar: 19h
-Paróquia São Bento Abade – Ypú: 18h30
-Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis – Centro: 17h – Capela Santo Antônio, no Suspiro; 18h30 – Igreja Matriz
-Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras: 19h
-Paróquia Nossa Senhora das Graças – Olaria: 19h
-Paróquia São Roque – Olaria: 19h
-Paróquia Sant´Ana – Cônego: 19h
-Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Bela Vista: 19h
-Paróquia Santa Edwiges: 19h
-Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto: 19h30 – Igreja Matriz; 19h30 – Capela Nossa Senhora do Amparo, em Amparo
-Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado: 19h30
-Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro: 19h30
-Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina: 19h
-Paróquia Sant´Ana – Campo do Coelho: 19h
-Paróquia Nossa Senhora da Soledade – Soledade I: 7h
-Paróquia Santo Antônio do Paquequer – Campinas: 19h

A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Compartilhar