Qual a diferença entre chopp e cerveja?

25/01/2021 12:16:09
Compartilhar

Qualquer apreciador de chopp e cerveja sabe citar as principais diferenças entre as bebidas. A primeira tem o sabor mais leve e é extraída de barris até chegar no copo, enquanto a outra é facilmente encontrada em mercados e armazenada em garrafas. Mas se elas contêm os mesmos ingredientes, por que o gosto e a textura não são iguais? O segredo está no processo. Compare aqui as características de cada uma.

Ingredientes e pasteurização
De acordo com a legislação brasileira, os dois têm os mesmos ingredientes, mas a principal diferença entre a cerveja e o chopp é a pasteurização, um processo de esterilização, que acaba com micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Cervejas que encontramos no mercado duram cerca de 8 meses porque são pasteurizadas, enquanto o chopp não passa por esse processo e precisa ser consumido em cerca de 15 dias.

Fermentação e espuma
A cerveja costuma ser coloca em garrafas, enquanto o chopp é armazenado em barris de 50 litros pressurizados com gás carbônico para que a bebida seja extraída pelas torneiras. Esse processo faz com que o chopp tenha uma fermentação prolongada e também mais espuma, para a alegria dos amantes de “colarinho” no copo.

Sabor
O processo de pasteurização altera levemente o sabor da bebida. Isso explica porque o chopp costuma ter o gosto mais leve que o da cerveja.

Valor alcoólico
Por ter o sabor mais leve, muita gente acredita que o chopp tem o teor alcoólico mais baixo que o da cerveja, mas isso não é verdade. Eles têm os mesmos ingredientes e o processo de pasteurização não interfere na quantidade de álcool.

Compartilhar