Pufes são criados com garrafas pets e sobras de tecidos em Nova Friburgo

27/11/2020 19:48:44
Compartilhar

Reciclagem dos produtos ocorre na Oficina das Ervas, que fica em Lumiar

Se por um lado a reciclagem é uma das alternativas para evitar o acúmulo de lixo nos aterros sanitários, por outro o reaproveitamento pode se tornar uma atividade econômica que gera lucro. Na Oficina das ervas, em Nova Friburgo, as artesãs transformam garrafas pets e resíduos têxteis em pufes, que são vendidos em um ateliê da região conhecida como Galdinópolis, em Lumiar.

Na oficina, quatro artesãs são responsáveis por transformar resíduos têxteis em novos produtos. O espaço recebe sobras de tecidos de duas confecções da cidade: Monthal e Amandelle. As artesãs produzem também tapetes, necessaires e almofadas.

O processo de criação dos pufes é simples, como explica a artesã Maria Cristina Frez Ledo: “A primeira etapa é conseguir as garrafas pets, lavá-las e deixá-las secar”. De acordo com ela, os próprios vizinhos doam este material para a oficina. Para cada pufe são usadas 24 garrafas.

Os pufes medem 45cm x 35 cm e são vendidos a R$ 75 cada. O trabalho de criação de um pufe reciclado leva cerca de 1 dia e meio, mas, segundo a artesã, vale a pena porque os produtos são personalizados. “Cada um é diferente do outro devido à reciclagem”, afirma.

As confecções que tiverem interesse em fazer a doação de resíduos têxteis para a oficina podem entrar em contato pelo número: (22) 99821-1031 ou pelo perfil do Instagram Oficina das ervas.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/

Compartilhar