Projeto da UFF Nova Friburgo busca combater fake news sobre a Covid-19

24/08/2020 18:37:44
Compartilhar

Paulo Maia / Assessor de Imprensa

Alunos e professores do Curso de Graduação em Odontologia da UFF de Nova Friburgo vão ajudar a combater notícias falsas, as chamadas fake news, sobre o Coronavírus. O projeto de extensão “Corona UFF – caiu na rede” foi elaborado exclusivamente para as mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população relacionadas à pandemia.

De acordo com Marcos Alex Mendes, professor da UFF que coordena o projeto, a ideia é oferecer informações qualificadas e com credibilidade científica.

“Precisamos levar orientações às pessoas no enfrentamento da COVID-19 nas mídias sociais, com a oferta de informações que sejam baseadas em evidências científicas. É um trabalho que auxilia a população, neste momento complicado pelo qual passamos, e ajuda a combater as fake news”, garante.

O “Corona UFF – caiu na rede” disponibiliza imagens e textos que explicam conceitos científicos, como o nome ´Coronavírus´ e informações relacionadas à pandemia, como a forma de transmissão, o modo de realização de testes e como se portar durante a reabertura gradual.

Os internautas podem fazer perguntas aos responsáveis diretamente no perfil do projeto.

Estudo na Fiocruz
De acordo com informações divulgadas no site da Fiocruz, um recente estudo, conduzido por Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), identificou as principais fake news relacionadas à Covid-19, recebidas pelo aplicativo “Eu Fiscalizo”, entre março e maio no país.

Claudia alerta que, “além de colocar vidas em risco, a disseminação de notícias falsas relacionadas ao novo Coronavírus contribui para o descrédito da ciência e das instituições globais de saúde pública, bem como enfraquece as medidas adotadas pelos governos no combate à doença”.

A pesquisadora sugere ainda “redobrar a atenção ao receber informações nas redes sociais que não apresentem a fonte oficial e fazer uma leitura crítica antes de compartilhar qualquer conteúdo”. (Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-identifica-principais-fake-news-relacionadas-covid-19).

Compartilhar