Programe-se desde já para entrar 2017 sem (ou com menos) dívidas

26/12/2016 11:24:18
Compartilhar

Para muitos brasileiros, o ano de 2016 entrará para a história como um período difícil, muito difícil. Com a crise, sobraram desafios: em casa, no trabalho, nos estudos, na saúde. Para driblar o tempo de incertezas, veja dicas para recomeçar em 2017.

1 – REVEJA SEU ORÇAMENTO
Tudo começa com ele. É preciso conhecer seu próprio orçamento para saber se vai começar o mês devendo ou com a possibilidade de guardar dinheiro. Sim, tem que ter alguma sobra, e você faz isso recortando despesas e se puder, trabalhando para tirar uma renda extra.

2 – CONHEÇA EM DETALHES SUAS DÍVIDAS ATUAIS
Essa visão geral do todo vai te dar clareza para tomar decisões daqui para frente. Tenha respondido: quanto eu devo, pra quem que eu devo, qual a taxa de juros e se dei alguma garantia para essa divida. Isso vai te ajudar, inclusive a estabelecer prioridades, como qual conta você vai pagar primeiro. Um exemplo: se tenho um cheque especial e tomei o empréstimo de um credito pessoal, tenho que cobrir o cheque especial antes.

3 – PARE DE FAZER PARCELAMENTOS
Isso vale inclusive para aqueles em que você não vai pagar juros. Se você vai ao mercado e divide em três vezes, depois na farmácia e divide em quatro, etc., é aí que não sente e não percebe que a dívida vai acumulando e comendo a sua renda. Em resumo, se você acha que está no buraco, quando parcela uma compra só o deixa mais profundo.

4 – PAGUE O MÁXIMO DE DÍVIDAS POSSÍVEIS
Como? Use a sobra do orçamento que você aprendeu lá no primeiro passo! Invista no pagamento dessas dívidas e o faça até antecipando se for possível.

5 – USE AS RENDAS QUE TÊM NESSA ÉPOCA DE FIM DE ANO
Cuidado com viagens ou presentes para todo mundo, lembre-se que seu foco é virar o ano aliviada e não arrependida. Pegue o décimo terceiro, bônus, comissão, etc., e com esse dinheiro tente regularizar sua situação financeira. Depois que você ajusta o orçamento e paga as dívidas, sobra dinheiro. É uma boa sensação.

http://www.daquidali.com.br/

Compartilhar