Problemas no coração é a maior causa de morte de mulheres após os 40

05/05/2020 12:16:26
Compartilhar

Talvez você já tenha ouvido que morrer do coração é coisa de homem e as mulheres estão mais protegidas contra o problema. Esse é um dos primeiros mitos que se precisa derrubar para ajudar a combater uma realidade dura: doenças cardíacas são a principal causa de morte de mulheres.
A cada 80 segundos uma mulher perde a vida por esse motivo (é mais do que câncer e acidentes, por exemplo). Das mortes que acontecem todos os anos, 55% são homens e 45% são mulheres. E a notícia mais chocante: 80% dessas mortes poderiam ser evitadas. Mudanças no estilo de vida seriam suficientes para poupar milhares de vidas.

Por que, afinal, tantas mulheres morrem de doenças do coração?
Antigamente, as mulheres tinham outro estilo de vida. Hoje, a jornada de trabalho dupla entre casa e trabalho, é uma grande fonte de estresse. Isso também faz com que as mulheres tenham menos tempo para se dedicar à atividade física e acabam se alimentando mal.

Além do estilo de vida, existe também a questão hormonal. De fato, os hormônios femininos (progesterona e estrogênio) oferecem uma proteção cardiovascular maior às mulheres. Mas, a partir do período da menopausa e perimenopausa (que pode começar alguns anos antes da menopausa em si) ocorre uma queda desses hormônios, ou seja, a “proteção” se vai. Nesse sentido, a reposição hormonal pode ser um aliado, mas desde que em condições muito controladas. A reposição deve ser feita com muito critério médico, de forma individualizada e com acompanhamento de perto.

Como se prevenir de doenças cardíacas?

Cuide da alimentação: a dieta é fundamental para prevenir o pior no caso do nosso coração. Durante anos nos foi dito que o que fazia mal para o coração era o colesterol e a gordura na nossa dieta. E aí o caminho natural foi evitar gorduras (a febre dos alimentos light) e aumentar o consumo de carboidratos refinados (farinhas brancas, pães brancos, arroz branco, macarrões ou massas não integrais, biscoitos, bolachas e bolos) e açúcar. Esse tipo de dieta aumenta a resistência insulínica e proporciona o acúmulo e gordura na região abdominal. Esse é um grande risco para doenças cardiovasculares. A dieta ideal para cuidar do coração e das veias e artérias é a Mediterrânea. Carnes magras (de preferência peixes), legumes, gorduras boas (azeite extra-virgem, abacate e oleaginosas) e frutas. Arroz, macarrão, pão e açúcar devem ser consumidos com moderação.

Faça atividade física. Fazer exercícios não é uma questão apenas de manter a boa forma, é questão de sobrevivência. O mínimo que se precisa fazer para ter o benefício de proteção cardíaca são 150 minutos por semana. Ou seja, meia hora, cinco vezea por semana. Não é tanta coisa assim, mas exige disciplina porque aquele velho hábito de frequentar a academia.

Dê adeus ao cigarro e limite o consumo de álcool: se você passou dos 40 e continua fumando, você precisa repensar esse hábito e buscar ajuda para parar. Esse é um dos maiores riscos para doenças cardíacas. Sobre o álcool: se você tem o hábito de tomar um drinque frequentemente, mesmo aquele “vinhozinho”, também é hora de ter mais controle sobre isso. O ideal é deixar a bebida para ocasiões sociais, sempre mantendo o consumo em no máximo duas doses e sempre tomando pelo menos dois copos de água entre cada dose.

Combata o estresse: essa é uma causa enorme de problemas cardiovasculares e até de aumento da pressão arterial. Buscar um controle do estresse com técnicas de meditação ajuda muito.

Compartilhar