PRF apreende aves transportadas ilegalmente de Minas para Friburgo

02/09/2020 11:39:42
Compartilhar

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Muriaé, na Zona da Mata mineira, apreendeu no Km 738 da BR-116, seis pássaros silvestres sendo transportados ilegalmente numa Mercedes C180K. As aves – segundo o motorista do veículo, de 35 anos – seriam entregues ilegalmente para um cliente em Nova Friburgo.

Segundo a PRF, foram resgatados um tiriba-de-cara-suja, três araras canindé – dois filhotes e uma ave adulta -, um tucano-toco e uma ararajuba. A operação ocorreu na tarde dessa segunda-feira (31).

Segundo a PRF, o aumento nas apreensões está ligado à diminuição do trânsito nas estradas, devido à pandemia da COVID-19, o que possibilita triar e vistoriar um maior número de veículos durante as ações.

O motorista do veículo apresentou uma nota fiscal no valor de R$ 8,9 mil. Entretanto, por não ter fornecido os dados do vendedor e não portar documentação para o transporte das espécimes, o homem foi conduzido para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Muriaé, onde vai responder pelo ocorrido com base na Lei de Crimes Ambientais.

AVES SILVESTRES
O transporte das aves era feito em condições inadequadas e sem documentação obrigatória. As aves, com sinais de maus-tratos, foram levadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Juiz de Fora.

Compartilhar