Prefeitura e Faol seguem no impasse e empresa volta a cogitar “aviso prévio” para deixar Friburgo

09/04/2021 10:17:23
Compartilhar

O prefeito Johnny Maycon (Republicanos) e assessores voltaram a se reunir com sócio e advogados da empresa Nova Faol nesta quinta-feira, 8/4, para tentar acordo emergencial até a efetiva realização do transporte público (ainda sem data). O encontro terminou em impasse. Não houve qualquer tipo de avanço durante as tratativas e teve novo ultimato da Faol: caso não haja entendimento até a semana que vem a empresa garante que irá protocolar “aviso prévio de um mês” para entregar os serviços de transporte público ao prefeito.

Ainda na reunião desta quinta-feira, o empresário Alexandre Colonese chegou a apresentar informalmente a carta devolvendo o serviço de transporte ao prefeito Johnny Maycon. O líder do governo na Câmara, Marcinho do Alto, também presente ao encontro, conseguiu estender o prazo até semana que vem – a princípio, para 14 de abril (quarta-feira).

Na semana passada, a Nova Faol já havia ameaçado deixar Friburgo e, no início desta semana, divulgou nota informando que faria nova tentativa de acordo, o que não aconteceu nesta quinta-feira. A empresa sustenta que vem sofrendo prejuízos mensais em torno de R$ 1,3 milhão e cobra o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços.

Na reunião desta quinta-feira, o prefeito chegou a propor um subsídio mensal para compensar o déficit mensal da Faol, entretanto, o valor oferecido (cerca de R$ 500 mil/mês) ficou abaixo do necessário, segundo a empresa.

Uma das propostas da Faol é que a Prefeitura volte a adquirir o vale transporte para os 6 mil servidores, tido como fundamental para reequilibrar financeiramente as despesas, proposta que também não avançou durante a reunião.

NOTA OFICIAL DA FAOL

“A direção da NOVA FAOL comunica que esteve reunida , na manhã desta quinta-feira, com a prefeitura e representantes do poder legislativo, no Gabinete do Sr. Prefeito Municipal, retomando as inadiáveis negociações para o restabelecimento das relações minimamente equilibradas com o poder Concedente, quando, após longas conversações, ficou agendado um novo encontro para prosseguimento das complexas tratativas, no decorrer da próxima semana. Continuamos acreditando que somente através de um diálogo técnico, honesto e transparente entre as as partes envolvidas, conseguiremos enfrentar responsavelmente a preocupante e temerária situação, com possíveis e danosos prejuízos à digna população friburguense”.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA
“A Prefeitura de Nova Friburgo informa que na manhã desta quinta, 08, se reuniu com os representantes da Concessionária de Transporte Público Nova Faol, para retomar as negociações com o objetivo de chegar a um entendimento sobre a situação do transporte coletivo no município. Após cerca de 3h de tratativas, as partes marcaram um novo encontro para a próxima semana. A Prefeitura entende que com diálogo honesto e transparência haverá entendimento para um contrato, até que seja concluído um minucioso estudo para a realização de nova licitação. Assim como ocorreu nas reuniões anteriores, a gravação do encontro estará disponível na íntegra no canal da Prefeitura de Nova Friburgo no Youtube”.

Compartilhar