Prefeito anuncia medidas duras de flexibilização em Friburgo

18/01/2021 06:38:25
Compartilhar

O prefeito Johnny Maycon (Republicanos), em live nas redes sociais na noite deste domingo, 17/1, anunciou que Nova Friburgo adotará medidas mais rígidas de flexibilização da economia para tentar conter o avanço da pandemia de covid-19. O decreto com as novas regras de bandeiras e distanciamento social será divulgado nesta segunda-feira, 18/1, no Diário Oficial Eletrônico, com validade a partir de quarta-feira, 20/1.

A justificativa do governo municipal para adotar medidas mais duras, segundo o prefeito, deve-se ao fato da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermagem destinados aos pacientes com covid-19 nos 4 hospitais de Friburgo (Raul Sertã, Unimed, São Lucas e Serrano): “É um momento crítico, os hospitais estão lotados”, destacou Johnny Maycon.

Entre as medidas a serem anunciadas no decreto, o prefeito antecipou que haverá restrições em todos os setores da economia friburguense, tidos como não essenciais, enquanto permanecer a “situação crítica”. Johnny Maycon também prometeu fiscalização firme e atuante através de força-tarefa da Prefeitura, com apoio da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

“… em caso de descumprimento, a fiscalização fará advertências, notificações, aplicará multas e poderá cassar alvarás, além de medidas judiciais”, afirmou.

A partir desta segunda-feira, 18/1, começou a vigorar a sétima bandeira vermelha consecutiva em Friburgo que, a partir de 20 de janeiro, terão regras mais duras.

NOVAS REGRAS DE FLEXIBILIZAÇÃO EM FRIBURGO

ÍNDÚSTRIAS – Redução do percentual de ocupação.

COMÉRCIO / PRESTADORES DE SERVIÇOS – Funcionamento será permitido apenas de segunda a sexta-feira, em horários também mais reduzidos.

RESTAURANTES / LANCHONETES – Delivery e/ou retirada na porta, de acordo com a bandeira vermelha ou roxa.

BARES – Fechados nas bandeiras vermelha e roxa. Não haverá permissão para o consumo na porta dos estabelecimentos.

SHOPPINGS – Redução do horário de funcionamento. Cinemas não poderão funcionar nas bandeiras laranja, vermelha e roxa. As praças de alimentação também terão restrições duras nas bandeiras vermelha e roxa.

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS – Terão novo regramento de funcionamento ainda mais rígidos, de acordo com as bandeiras.

HOTEIS / POUSADAS / CLUBES – Serão fechados na bandeira roxa e terão que adotar medidas restritivas nas demais bandeiras.

FESTAS / AGLOMERAÇÕES – Terminantemente proibidas.

Na live, o prefeito Johnny Maycon não antecipou as medidas que serão adotadas, por exemplo, com relação aos ônibus e academias de ginástica, o que deve ser divulgado no novo decreto municipal. Ele também não antecipou se o município adotará barreiras sanitárias nos acessos ao município.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO: Leia https://novafriburgoemfoco.com.br

Compartilhar