Praticar atividades físicas regulares é essencial para a longevidade

06/07/2016 15:50:26
Compartilhar

Não interessa quantos anos você tem: praticar atividades físicas regulares é importante em todos os momentos da vida. Mesmo quando o dinheiro está apertado e a mensalidade da academia fica para depois, dá para apostar em alternativas para manter o pique.

Caminhada na rua, corrida no parque, algumas partidas de futebol e até um passeio para pedalar no final de semana. Tudo entra na conta e ajuda você a manter o seu corpo ativo e mais saudável. Só não pode ter preguiça de ficar parado.

Importância do exercício físico

Que fazer exercícios físicos é importante todo mundo já sabe. Ainda assim, sempre vale a pena relembrar: esse é um dos segredos para ter mais longevidade e qualidade de vida. Ou seja, não dá para se descuidar e cair no sedentarismo.

Estudo recente divulgado pela Associação Médica Americana mostrou que as atividades físicas regulares reduzem até mesmo as chances de uma pessoa ter câncer. Também é sabido que o esporte como parte da rotina previne inúmeras doenças, como hipertensão e diabetes.

O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório e destruindo vasos sanguíneos. Quando realizamos algum esforço físico, solicitamos sangue para os músculos. Isso permite que os vasos se dilatem e possam irrigar melhor o seu corpo. Por consequência, o risco de doenças cardíacas diminui.

Ao término do exercício físico você se sentirá mais relaxado, menos estressado e bem disposto. As dores do corpo tendem a diminuir com as atividades físicas regulares. Teste e sinta a diferença.

Como realizar atividades físicas regulares

Assim como você toma algum medicamento porque entende que precisa daquilo para se curar ou para prevenção, entenda que as atividades físicas regulares são a sua pílula diária para uma vida mais longa e saudável.

Não é fácil ter foco e disciplina. No dia que chove é comum ver as academias mais vazias. Descubra algum local coberto para não perder o hábito de caminhar, caso esta seja a sua atividade preferida. Tudo depende de criar hábitos.

Comece aos poucos, até que o exercício seja uma parte da rotina do seu dia. Tente caminhar por uma hora durante 21 dias seguidos, sem falhar nenhuma vez. Por mais incrível que pareça, o seu corpo irá sentir falta da prática se no 22º dia você não se exercitar.

As atividades físicas regulares são ainda responsáveis pelo consumo da gordura do corpo humano. O impacto no organismo é extremamente positivo na medida em que o trabalho muscular gasta a glicose.

Alongamentos também são ótimos para a terceira idade. Intercale caminhadas com exercícios para esticar cada músculo do seu corpo. A ioga é outra modalidade que os idosos podem fazer. O exercício trabalha com a respiração e a consciência de si e do corpo. Não desista na primeira tentativa. Se enjoar de algum esporte, comece outro.

Compartilhar