Pós-parto: o papel do homem nesse momento em que se torna pai

17/06/2016 13:54:56
Compartilhar

Assim que nasce com o bebê,a relação do casal muda, claro. Por isso, paciência e compreensão de ambos os lados são fundamentais para que a adaptação aos cuidados do filho que acabou de chegar seja tranquila.

O relacionamento com o companheiro é um dos fatores que sofrem uma profunda transformação depois que o bebê nasce. A relação deverá ser reconstruída, pois a entrada de mais uma pessoa na família interfere na rotina do casal. É fundamental ter diálogo, parceria e apoio de ambos os lados.

Qual o papel do pai no período do puerpério?

O homem também está nascendo para um novo lugar. Agora é pai! E aí, o que eu faço? Esta é a pergunta mais difícil de responder. Geralmente os homens estão despreparados para cuidar de um bebê e se sentem incapazes. Mostrar como cuidar do umbigo, trocar fraldas, dar banho já ajuda muito e favorece a formação de vínculos entre pai e filho. Lidar com questões emocionais intensas de suas mulheres também pode ser uma surpresa. Às vezes simplesmente oferecer água para a mãe que está amamentando ou facilitar que ela tome banho podem ser de grande ajuda.

Como o pai pode ajudar na amamentação e em toda a pressão que a mulher sofre nesse sentido?

Todos podem se sentir incapazes inicialmente. A mulher com dúvidas da sua capacidade de nutrir e dar colo, o homem se sentindo incapaz de ajudar por não ter peito e o bebê descobrindo um universo de novas sensações sem saber como lidar. A amamentação no início costuma ser difícil e a orientação de dar outro leite, sugerindo que a mulher tem pouco leite ou leite fraco, é comum. Ajudar a mãe a acreditar na sua capacidade de amamentar é algo importante a fazer.

Como o homem pode observar e ajudar no caso de depressão pós-parto?

Quando se trata de pós-parto difícil tudo fica com cara de depressão. Mas quando o vínculo da mulher com seu bebê está comprometido, levando-a a se afastar do seu filho, está na hora de procurar um profissional para ajudá-los. Virar pai não é fácil e poder contribuir para a construção de harmonia familiar talvez seja o maior desafio. Mais do que ser o provedor financeiro. Poder contribuir para o bem-estar de todos formando vínculos fortes é a mágica dessa situação.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Compartilhar