Por que é não se pode sorrir em fotos de documentos?

05/03/2018 11:15:33
Compartilhar

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela vergonha básica na hora de mostrar a carteira de identidade ou motorista. Se você também já sentiu isso, com certeza, não deve gostar muito da sua foto 3×4, não é mesmo?

Mas, será por que essa foto precisa ser tão feia? Afinal, é mesmo proibido sorrir em fotos de documentos oficiais? Aquela foto pequenininha da carteira de identidade precisa mesmo ser tão carrancuda?

Embora quase ninguém sorria nesse tipo de fotografia, a verdade é que não existe impedimento legal algum, pelo menos no Brasil, sobre sorrir em fotos de documento.

Não é PROIBIDO sorrir em fotos de documentos
Quem entende do assunto explica que, normalmente, se pede para que a pessoa fique séria na hora da foto oficial para garantir que a fisionomia da pessoa será reconhecida mais tarde, quando o documento for consultado.

Quando a pessoa dá uma sorriso, corre-se o risco de que seus características faciais mais marcantes sejam alteradas ou escondidas.

É por isso também se se pede para a pessoa ficar de frente e, no caso das mulheres, para que coloque os cabelos para trás e para que dispense os adornos muito marcantes nesse momento.

Cuidados para facilitar a identificação
Mas até mesmo a cor do cabelo importa. As pessoas não devem ir fazer seus documentos com os cabelos tingidos de azul, por exemplo, uma vez que dificilmente vão manter uma tonalidade tão chamativa e marcante nos fios por muito tempo.

Então, de forma geral, não é proibido sorrir em fotos de documentos, mas é preciso sempre usar o bom senso. Um sorrisinho discreto não vai torcer suas feições como uma gargalhada, por exemplo.

Fotos de documentos fora do Brasil
Agora, fora do Brasil esse já é outro assunto. Em algumas partes dos Estados Unidos, como Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia realmente é proibido sorrir em fotos de documentos como a carteira de habilitação.

Nesses lugares a coisa é um pouco mais séria, assim como se deve ser a foto 3×4, e o Departamento de Veículos Automotores (DMV) realmente exigem que os motoristas mantenham expressões faciais neutralizadas na hora do clique para facilitar a identificação.

https://www.r7.com/

Compartilhar