Pontos turísticos de Friburgo vão ser mapeados com verba do BID

30/03/2015 11:33:09
Compartilhar

O Governo do Estado e a Universidade Federal Fluminense (UFF) assinaram contrato para o início das pesquisas do Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de mapear atrativos turísticos de 23 municípios fluminenses. O projeto recebeu financiamento de cerca de R$ 1,4 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na Região Serrana, serão mapeados os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis.

“Esse inventário é fundamental que a gente tenha um diagnóstico turístico do estado. Esse trabalho, feito por profissionais altamente qualificados da UFF,vai nos fornecer dados detalhados e específicos a respeito dos municípios selecionados. Com essas informações e mapeamentos, poderemos desenvolver um plano de marketing para fomentar o turismo e aumentar o fluxo de visitantes nas regiões, gerando renda, emprego e desenvolvimento”, diz o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

O inventário deverá ser concluído em oito meses. Os pesquisadores e estudantes realizarão pesquisas de campo, tirarão fotos e farão análises quantitativas e qualitativas dos locais, para a criação de um banco de dados que terá informações de ordem econômica, social, política e ambiental dos municípios.

O levantamento também contará com elementos da classificação de produtos e atividades turísticas (transportes, hospedagem e entretenimento) baseados na metodologia das Organizações das Nações Unidas (ONU) e Recomendaciones Internacionales para Estatísticas del Turismo (RIET,2008).

Compartilhar