Pets idosos precisam de alimento adequado para a idade

29/07/2019 10:46:15
Compartilhar

A genética e o ambiente em que vivem influenciam na velocidade do envelhecimento do animal, mas uma alimentação de alta qualidade podem desacelerar o processo

Na semana passada falamos dos pelos brancos dos pets, primeiro sinal de envelhecimento. E, assim como nós, nessa fase da vida eles precisam de cuidados especiais. E a alimentação é fundamental para os cães e gatos idosos.

A classificação para pet idoso varia se o animal é gato ou cão, que varia também de acordo com o porte. Os de raça pequena iniciam essa fase entre 8 e 10 anos. Já os grandes e gigantes, entre 5 e 8. O felinos possuem um cálculo diferente porque amadurecem muito mais rápido nos primeiros anos de vida. Os bichanos passam a ser idosos a partir dos 8 anos de idade.

Muitos são os fatores que influenciam na capacidade dos pets nessa fase da vida e, embora a genética e o ambiente em que vivem desempenhem um papel importante na velocidade do seu envelhecimento, algumas precauções como uma alimentação de alta qualidade podem desacelerar o processo. Por essa razão, a fórmula de alguns alimentos garante ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do animal, como a manutenção do tônus muscular, do peso ideal e uma digestão mais fácil.

Os alimentos para animais seniores possuem uma formulação diferenciada, pois certos ingredientes na composição tornam-se decisivos para a saúde do animal. A proteína de alta qualidade ajuda na manutenção da massa muscular. Já a gordura proporciona pele e pelo mais saudáveis. A fibra auxilia no bom funcionamento do intestino e permite uma excelente absorção de nutrientes e, os antioxidantes, além de protegerem o sistema imunológico, ajudam o corpo a se livrar dos radicais livres. Vale lembrar que há algumas peculiaridades quanto a vitaminas e complementos presentes nas fórmulas, que variam conforme as marcas e empresas fabricantes.

E, com a idade, os pets seniores podem perder um pouco do apetite por vários motivos, entre eles problemas orais, o que dificulta a mastigação. Alguns, inclusive, não possuem mais parte da dentição. Portanto, para os animais idosos é importante oferecer alimentos mais palatáveis. Os úmidos, em patê ou sachê, são uma ótima forma de nutrir os idosos porque são muito mais macios e absorvidos com facilidade.

Sobre a quantidade adequada para cães e gatos idosos as veterinárias explicam que é recomendado sempre observar as indicações das embalagens. No entanto, como os cães seniores, geralmente, comem menos que os mais jovens, é importante fornecer duas ou três refeições por dia. Dessa forma, a porção oferecida é menor e, consequentemente, mais fresca e atraente. Refeições menores e mais numerosas aceleram o metabolismo do cão, o que irá ajudá-lo a manter o peso ideal.

Gatos, por sua vez, tendem a ser mais criteriosos. É conveniente que os felinos idosos se alimentem várias vezes ao longo do dia, ingerindo pequenas quantidades de comida, porém sempre no mesmo horário e local pois são animais que gostam de rotina. Além disso, alimentos úmidos ou umedecidos também são ótimos, pois incentivam o aroma e sabor das refeições.

E, sobre complementar a alimentação dos pets com alguma vitamina ou comida especial isso fica a critério do seu veterinário. Só o profissional poderá dizer.

Um alimento especialmente formulado para essa fase da vida de nossos pets vai ajudar a mantê-los ativo, saudáveis e felizes.

https://neonpetshop.com.br/

Compartilhar