Pesadelo pode ter relação com ataque cardíaco

06/06/2016 11:28:00
Compartilhar

Quando se tem um pesadelo, as sensações do sono profundo podem alcançar a realidade: é comum acordar suado, com a boca seca e até com o coração acelerado. A relação entre esses tipos de sonho e os ataques cardíacos viraram tema de uma matéria do jornal americano “The New York Times”. Embora não haja comprovação científica da associação, especialistas concordam que isso é possível, apesar de raro.

Nos casos de profundo sofrimento num pesadelo, o organismo reflete a sensação de desconforto e pânico e libera substâncias que atuam na circulação, podendo elevar a frequência cardíaca e alterar a coagulação. Temos que ter cuidado para não valorizar essa descrição. A maioria das doenças cardíacas acontece em pessoas com propensão ao problema.

Nesses casos, o problema cardíaco mais comum seria a síndrome do coração partido, causada por fortes emoções. Comumente confundida com o enfarte, na síndrome não há obstrução coronariana, apenas alterações no coração.
Assim como os pesadelos, os ataques cardíacos são mais comuns pela manhã, quando o corpo libera hormônios de estresse, e a pressão sanguínea pode se elevar.

Quem está mais suscetível ao “sonho ruim”?
Pessoas estressadas, ansiosas e nervosas podem ter pesadelos como manifestação emocional. Experiências negativas também geram isso, principalmente se a pessoa sofreu um acidente, um sequestro ou a morte de um familiar.

Desassossego noturno
Interpretação — Não existe uma explicação generalizada para os pesadelos. Eles têm significados únicos e, por isso, a terapia é um lugar muito utilizado para se trabalhar a interpretação de sonhos e pesadelos.

Distúrbios do sono — Os pesadelos regulares podem ser um sinal de apneia do sono, que faz com que a respiração pare temporariamente devido a vias aéreas obstruídas e dificultam o descanso. Estudos dizem que pessoas que têm pesadelos regulares são três vezes mais propensas a sofrer de batimento cardíaco irregular.

Como evitar — Praticar esportes, cuidar da alimentação, preparar o ambiente para dormir (com pouca luz e barulho), evitar navegar na internet antes de dormir ou ler sobre assuntos fortes podem evitar os pesadelos.

Fonte: http://extra.globo.com/  

 

 

Compartilhar