Pegar sol beneficia o sistema imunológico, o humor e o sono

29/05/2020 13:58:05
Compartilhar

15 minutos de exposição são suficientes para beneficiar o sistema imunológico, o humor e o sono. Cerca de 90% da vitamina D presente no organismo humano é derivada do sol.

Durante o isolamento social para vencer o Coronavírus nosso tempo de exposição solar acabou ficando reduzido. Apesar de estar em casa não vamos nos esquecer do sol, ele é um forte aliado da saúde e nesse momento é um bônus poder contar com o clima tropical. Os raios solares são essenciais na produção da vitamina D, que traz uma série de benefícios à saúde.

A vitamina D ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, um aliado no combate a gripes e infecções. Além disso, ela age na prevenção de doenças ósseas já que está relacionada ao metabolismo do cálcio. E preste atenção nesta proporção: Cerca de 90% da vitamina D presente no organismo humano é derivada do sol, outros 10% são provenientes da dieta.

Esquentar o corpo é importante também para manter o bem-estar, fundamental nesta época de isolamento social. “A exposição controlada ao sol ajuda a melhorar o humor, melhora o sono e alguns tipos de doenças dermatológicas e auto-imunes. A vitamina D aumenta a absorção do cálcio, sendo responsável pela massa óssea dos indivíduos, ajuda a prevenir doenças como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e está associada à massa muscular. A vitamina D fortalece o sistema imunológico, melhora o equilíbrio ajuda na saúde cardiovascular.

Na medida certa
Para se produzir a quantidade suficiente de vitamina D é preciso que a exposição aos raios solares ocorra pelo menos três vezes por semana, nos braços e pernas por um período médio de 15 minutos. É recomendado que a exposição aconteça antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas. Não é aconselhável a exposição solar entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

A radiação solar no horário não recomendado pode provocar queimaduras e aumentar o risco do câncer de pele. Apenas regiões como braços e pernas devem ser expostos ao sol. O rosto deve ser protegido com filtro solar e chapéu.

Compartilhar