x
Publicado 22/09/2015 12:40:37

Parte da emergência do Hospital Raul Sertã vai para UPA por quatro meses

Rafael Tavares: o sacrifício de 4 meses será melhorar o atendimento

A partir desta segunda-feira, 28, parte dos atendimentos de emergência (os casos considerados mais brandos) serão transferidos do Hospital Raul Sertã para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino. A alteração valerá por quatro meses, período em que será feita obra para readequação e ampliação do Centro de Tratamento de Urgência (CTU) - estimada em R$ 500 mil - no primeiro andar do principal hospital público de Nova Friburgo.

A mudança foi anunciada nesta terça-feira, 22, pelo próprio secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares Garcia, e pelo diretor-geral do Raul Sertã, Paulo Coelho, em entrevista coletiva à imprensa, no auditório do antigo prédio da Oi/Telemar.

O secretário explicou que o CTU continuará "de portas abertas", entretanto, haverá uma triagem dos casos feita por profissionais médicos. Os pacientes que tiverem necessidade de deslocamento para a UPA conduzidos pelo município.

Segundo Rafael Garcia, nesse período, haverá um reforço de profissionais para atendimento aos pacientes na UPA - inclusive, pediatras. Os traumas encaminhados pelos Bombeiros continuarão sendo atendidos no HRS.

As obras serão realizadas em parceria com o governo estadual, através do programa Somando Forças. O secretário destacou que o "sacrifício da população" pelo período de quatro meses será fundamental para sanar problemas que se arrastam há anos na porta de entrada do Raul Sertã.

"Após a conclusão das obras, teremos um hospital muito melhor. Peço a compreensão de todos", disse o secretário de Saúde.

 Além da revitalização do CTU, as obras ainda visam a aumentar a capacidade de atendimento do hospital e também atender protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária e o Sistema Nacional de Saúde.

Foto: Cláudio Carpi

Galeria de fotos