Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre inscrições para brigadistas

20/03/2019 13:04:46
Compartilhar

Brigadistas atuarão em combate a incêndios em áreas do parque ou próximas dele.

O Parque Nacional da Serra dos Órgão (Parnaso), na Região Serrana do Rio, abriu inscrições nesta quarta-feira (20) para o processo seletivo de contratação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas até sexta-feira (22), das 8h às 17h. Os interessados deverão ir em umas das sedes do parque em Teresópolis (Avenida Rotariana s/nº – Soberbo) ou na Sede Petrópolis (Estrada do Bonfim s/nº – Correas).

Ao todo, são oferecidas 22 vagas, sendo quatro para os cargo de chefes do esquadrão e 18 para o cargo de brigadista.

Os requisitos para a função são ter mais de 18 anos; residir, preferencialmente, no entorno da Unidade de Conservação; não exercer cargo/função/emprego público ou privado; veto válido inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos. As vagas são para ambos os sexos.

Os candidatos inscritos serão submetidos a Testes de Aptidão Física (TAF), que consistem em uma caminhada de 2.400 metros no tempo limite de 30 minutos carregando uma bomba costal rígida com 20 litros d´água. O teste tem caráter eliminatório e classificatório. O agendamento do local, data e hora dessa atividade será feito no momento da inscrição.

Os aprovados no TAF passarão para uma próxima etapa, que será um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), onde o candidato deverá realizar uma capina de 15m² utilizando uma enxada. A capina deverá ser concluída em 20 minutos e poderá classificar ou eliminar o candidato.

Para participar do TAF o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: atestado médico de saúde, cópia do CPF, cópia do RG, comprovante de residência e documento que comprove o tipo sanguíneo.

Os 40 primeiros colocados nos testes participarão do Curso de Formação de Brigadas (40 horas/aulas teóricas e práticas), que será realizado no Sede Administrativa do Parnaso em Teresópolis, no período de 8 à 12 de abril.

Já os quatro primeiros candidatos à função de chefe de brigada e os 18 primeiros candidatos à brigadistas aprovados no curso serão chamados para assinar o contrato com ICMBio conforme disponibilização de vagas por município pelo período de 180 dias.

Compartilhar