Paralisação na UPA continua: Atendimento só de emergências

23/01/2019 19:00:58
Compartilhar

A paralisação dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento de Conselheiro Paulino ainda não tem data para acabar. Médicos e demais profissionais da unidade estão atendendo casos de emergência, com risco de vida.

A paralisação foi iniciada nesta terça-feira, 22/1. Os funcionários da OS Unir, responsável pela gestão da UPA/Friburgo, cobram o salário de dezembro e dois meses de vale-alimentação.

A Prefeitura de Nova Friburgo emitiu a segunda nota oficial sobre o problema na UPA. Leia a íntegra:

“A Prefeitura de Nova Friburgo informa que o pagamento da Organização Social, contratada para gerir a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, será efetuado nesta quinta, 24. O pagamento será referente ao mês de novembro e só não aconteceu nesta quarta, dia 23, porque a liberação do mesmo dependia da publicação de um decreto de remanejamento orçamentário.

O mesmo será publicado na edição desta quinta feira, 24, no Diário Oficial do Município, viabilizando a Administração Municipal efetuar o pagamento nesta data.

Vale ressaltar que o recurso é direcionado à OS contratada e é ela a responsável por efetuar o pagamento dos servidores terceirizados.

Em tempo, a Prefeitura destaca ainda que a mesma só notificou hoje, 23, o município sobre o parcelamento dos direitos previdenciários (INSS e FGTS).

Sendo assim, o pagamento do mês de dezembro à OS só será liberado quando a mesma comprovar sua regularidade junto ao INSS e FGTS para o Município.

Na unidade são atendidas aproximadamente seis mil pessoas por mês e, por entender se tratar de um serviço essencial para a população de Nova Friburgo, a Prefeitura não tem medido esforços para subsidiar a contrapartida que compete ao Estado, que desde março de 2015 não envia o recurso para o Município. A dívida do Estado com o Município está em torno de R$ 20 milhões”.

Compartilhar