Para que servem os hipotônicos, isotônicos e hipertônicos?

03/03/2017 10:30:28
Compartilhar

Descubra os diferentes tipos de bebidas eletrolíticas, suas indicações.

Hidratação, todo ser humano precisa dela. Há algumas ocasiões, entretanto, em que a boa e velha água não é suficiente para manter o funcionamento normal do corpo saudável. É o caso de quando estamos doentes sofrendo de diarreias e vômitos, por exemplo, ou após fazer esforços físicos intensos e prolongados. Nessas condições o organismo perde sais importantes chamados eletrólitos, como o sódio, o cálcio, o potássio e o magnésio.

Estes sais são responsáveis pela condução de eletricidade entre as células, permitindo assim que informações sejam transmitidas de uma parte para outra do nosso corpo.

Em outras palavras, os eletrólitos são diretamente responsáveis pelo bom funcionamento dos nossos órgãos e participam de processos como a reconstrução de tecidos, contração de músculos e a manutenção da pressão arterial. Portanto, é preciso recompô-los caso haja perda.

As bebidas eletrolíticas são bebidas formuladas para repor esses sais e também carboidratos perdidos após a transpiração intensa ou diarreias e vômitos, evitando assim problemas que vão desde a fadiga, tontura, problemas de pele, passando por câimbras, dores de cabeça, gerando até hipotensão e alterações no ritmo cardíaco.

Nas farmácias geralmente podemos encontrar bebidas eletrolíticas voltadas para atletas e outras voltadas para crianças que sofreram desidratação. Embora ambas sejam bebidas que repõem os eletrólitos, elas não são permutáveis. Ou seja, uma criança desidratada não deve tomar uma bebida para atletas porque além das concentrações de sais serem diferentes, as bebidas para atletas possuem açúcar, algo que não é bom no caso de crianças doentes. Já no caso das bebidas voltadas para quem pratica atividades físicas, é importante lembrar que elas são indicadas apenas no caso de atividades mais longas que uma hora.

Os três tipos de bebidas eletrolíticas
Há três tipos de bebidas eletrolíticas e embora todas tenham como objetivo a reposição dos eletrólitos, elas são indicadas para diferentes situações. Aprenda um pouco mais sobre elas e saiba qual delas você precisa nos tópicos a seguir.

Hipotônicos
São bebidas que possuem uma menor concentração de sais e carboidratos que o plasma sanguíneo, e por isso são absorvidas mais rapidamente que a água. As bebidas hipotônicas podem ser consumidas antes do treino, entretanto, no caso de exercícios leves a moderados, não é necessário consumir eletrólitos, já que é suficiente beber água antes, durante e depois do exercício físico, ficando bem hidratado. A água, em combinação com uma dieta equilibrada, já proporciona ao organismo os níveis necessários de eletrólitos.

Isotônicos
São bebidas cuja concentração de eletrólitos é igual à do plasma e são também os tipos de bebidas eletrolíticas mais conhecidas. Estas bebidas são uma fonte imediata de energia que auxiliam na hidratação instantânea do corpo desidratado.

Hipertônicos
Os hipertônicos têm uma concentração maior que a do plasma sanguíneo, sendo absorvido mais lentamente do que a água. Por possuir uma alta concentração, ele não repõe bem a água perdida, apenas os eletrólitos e carboidratos. São apropriadas para esforços prolongados realizados em tempo frio, momento em que a perda de suor é pequena e não é necessário repor tanto líquido, mas é preciso ganhar carboidratos (energia).

Bebidas alternativas para repor água e sais minerais
Quem faz exercícios mais leves ou sofre com hipertensão ou diabetes, pode se beneficiar dos seguintes substitutos: água; água de coco (isotônico natural); sucos naturais de baixo teor calórico como limonada, suco de maracujá, melão, kiwi ou morango e bebidas hidrotônicas: “similares aos isotônicos, porém com menor dose de sais minerais, ideais para hipertensos.

http://www.dicasdemulher.com.br

Compartilhar