Vestibular de faculdades públicas oferece sete mil vagas, inclusive em Friburgo

20/05/2015 15:58:17
Compartilhar

Os interessados em começar uma faculdade à distância inteiramente gratuito nas instituições de ponta do estado têm até o próximo domingo, dia 24 de maio, para se inscrever no Vestibular da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Para o segundo semestre, são oferecidas 7.749 vagas em 15 cursos de graduação.

As oportunidades são para o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), Rural (UFRRJ) e Unirio, além da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
As aulas semipresenciais acontecerão nos polos de 32 cidades do Estado do Rio. Na Região Centro-Norte Fluminense, elas acontecem em Nova Friburgo, Cantagalo e Santa Maria Madalena.

No estado do Rio, os vestibulandos podem escolher os seguintes cursos: Bacharel em Administração de Empresas (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400); além de licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285). Há também vagas para Tecnólogo em Gestão de Turismo (250), Tecnólogo em Segurança Pública (950) e Sistemas de Computação (529).

A seleção é simples, garante Carlos Eduardo Bielschowsky, presidente do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), responsável pela coordenação do processo seletivo do Cecierj. O exame segue os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da prova objetiva, os alunos terão seus conhecimentos testados com questões discursivas e uma redação. Cerca de 26 mil candidatos disputaram as oportunidades no último concurso realizado.

INSCRIÇÕES – O prazo de cadastramento se encerrará no domingo, dia 24. A inscrição deverá ser feita somente pela internet, no site da Fundação Cecierj.
TAXA – O valor da taxa é de R$ 65. No ato da inscrição, será preciso escolher o polo de ensino e o curso desejado.
PROVAS – A prova do Vestibular Cederj acontecerá no dia 20 de junho, e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2015.
MATERIAL DIDÁTICO – O estudante classificado receberá todo o material didático, nas formas online impressa, e será avaliado em atividades presenciais (provas) e à distância, em datas e horários pré-determinados.

Compartilhar