Alunos do CNSD participam da Febrace em São Paulo

18/03/2015 17:22:04
Compartilhar

Os estudantes João Guilherme Heckert e Raíssa Moreira Barreira, alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Nossa Senhora das Dores de Nova Friburgo, estão participando da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2015), evento que acontece até dia 20 (sexta-feira), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Os jovens friburguenses apresentam os resultados do projeto “isolamento e análise da capacidade celulolítica de fungos filamentosos” realizado sob a orientação do professor Edgar Gil Bessa e colaboração da licencianda em ciências biológicas Bruna dos Reis Ribeiro.

O projeto desenvolvido pelos estudantes é fruto de uma parceria entre o laboratório de ciências da natureza do CNSD e o laboratório de biologia do Inmetro. O objetivo da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento de processos de biotecnologia na área de produção de etanol de segunda geração por meio de isolamento de fungos capazes de degradar a celulose do bagaço de cana-de-açúcar e outros resíduos.

A classificação para a Febrace é resultado da conquista do 1º lugar, na categoria ciências biológicas e da saúde, na VIII Feira de Ciência, Tecnologia, Inovação do estado do Rio (Fecti), o qual também garantiu a indicação dos alunos para receberem bolsas prêmio do CNPQ.

O grupo viajou para São Paulo com apoio da Fundação Cecierj e patrocínio do CNSD e de um colaborador que solicitou anonimato. É possível conhecer melhor o trabalho e participar da votação popular acessando a página do projeto site Febrace virtual por meio do link: http://febrace.org.br/virtual/2015/bio/195

Compartilhar