Prefeitura, MPF, Iphan e Unesa discutem corte, poda e replantio de eucaliptos na Getúlio Vargas

24/02/2015 16:46:48
Compartilhar

A conclusão do serviço de poda e corte de árvores para garantir a segurança dos friburguenses e turistas e o replantio de eucaliptos na Praça Getúlio Vargas.

Estes foram os temas abordados nesta segunda-feira, 23, na reunião do prefeito Rogério Cabral com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Ivo Barreto, e o procurador do Ministério Público Federal, João Felipe Villa do Miu. Também participaram do encontro o corpo técnico da Universidade Estácio de Sá (Unesa).

A Prefeitura suspendeu, temporariamente, a operação na Praça Getúlio Vargas. E nesta reunião ficou acertado com o Iphan e o Ministério Público que o trabalho deverá ser retomado no início de março e que só serão efetuados, nesse período, o corte e poda de árvores “em casos emergenciais, de necessidade”.

No próximo dia 4, às 11h, na Prefeitura, representantes do governo municipal, Unesa, Iphan e MPF iniciarão a discussão do projeto de revitalização paisagística da Praça Getúlio Vargas, que será dividida em duas etapas.

A primeira – e mais urgente – prevê o replantio de eucaliptos para substituir os que foram retirados por estarem colocando em risco a vida da população e de turistas. OIphan acenou com a possibilidade de liberar parte dos recursos para a recuperação emergencial da praça. A outra parte ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

A segunda etapa do projeto será realizada posteriormente, através da captação de recursos federais.
Fonte: Secom Nova Friburgo

Compartilhar