Poços artesianos de colégio, creche, padaria, clube e outros seis são lacrados em Friburgo

02/07/2015 20:55:45
Compartilhar

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lacrou dez poços artesianos irregulares em fiscalização realizada no Centro, Duas Pedras e Conselheiro Paulino. Segundo o órgão, além da falta de autorização, os poços artesianos em Nova Friburgo utilizavam a água até para o consumo humano, sem tratamento adequado. Os responsáveis já haviam sido notificados, autuados e multados.

Os poços artesianos lacrados funcionavam num colégio, uma creche, um clube, um posto de gasolina, um lava jato, uma padaria, um bar, uma pousada, uma concessionária de motos e um condomínio residencial. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

As operações para lacrar os poços artesianos aconteceram durante esta semana, na terça e quarta-feira. Nenhum dos locais fiscalizados ficou sem abastecimento, porque também são atendidos pela concessionária de água e esgoto da cidade.

A operação foi realizada pela Coordenadoria Geral de Fiscalização do Inea e a Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos.

Por lei, os poços artesianos só podem ser utilizados se atenderem à legislação ambiental, que prevê a concessão de autorização para a utilização de recursos hídricos.

Compartilhar