Nova Fonte do Suspiro será inaugurada em dezembro

03/10/2014 14:34:07
Compartilhar

O teleférico já voltou a funcionar e a praça recebeu obra de drenagem. Ainda este ano, em dezembro, o Suspiro receberá de volta a sua fonte histórica. A obra está sendo paga pela empresa de transporte Caminhos Dourados.
Símbolo emblemático da tragédia de 2011, a Praça do Suspiro é considerada uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo. A obra está estimada em R$ 145 mil.
A Fonte do Suspiro era a principal fonte da vila de Nova Friburgo desde a sua fundação em 1820, onde os habitantes abasteciam de água as suas residências. Com o passar do tempo, a fonte provocou a urbanização local surgindo a Praça do Suspiro e a Igreja de Santo Antônio.
O mais interessante é que as águas de suas fontes acabaram cercadas de lendas criadas pela população de Nova Friburgo. Na Fonte do Suspiro foram canalizadas três bicas: do Amor, da Saudade e do Ciúme.
Jorrava água fresca e cristalina, cantando andeixas sentidas e amarguradas. Daí o hino de Nova Friburgo que lhe tece louvores: “…Do suspiro na fonte saudosa/ Há três almas que gemem de dor/Repetindo esta prece maviosa/Da saudade, do ciúme e do amor…”.

Compartilhar