Municípios do Centro-Norte Fluminense terão que fazer cortes de pessoal durante 2º semestre

06/07/2015 17:46:54
Compartilhar

Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macuco, Sumidouro e Trajano de Moraes. As Prefeituras destes 12 municípios da Região Centro-Norte Fluminense terão o mesmo problema nos próximos meses de 2015: fazer profundos cortes de pessoal para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que restringe os gastos com o funcionalismo em 54% da arrecadação.

Se o primeiro semestre foi de aperto com a visível crise econômica reinante no país, os próximos meses exigirão dos prefeitos uma política de mais austeriadade ainda. Isto porque, o descumprimento da rigorosa LRF penaliza os chefes dos Executivos com ações de improbidade administrativa, inegibilidade, corte de repasses, entre outras sanções, caso o teto de gastos com pessoal seja extrapolado.

Com a economia estagnada, os repasses para os municípios continuam em queda livre, mês a mês em 2015. Desta forma, o patamar de gastos com pessoal sobe. Solução: corte de pessoal.

Em Nova Friburgo, por exemplo, a crise econômica tem esvaziado os cofres da Prefeitura em cerca de R$ 4 milhões/mês. Pelas contas, o município terá que cortar entre 5% a 10% da folha de pagamento.

Compartilhar