Iphan ignora estudo recomenando corte de 90 eucaliptos da praça

25/11/2014 16:52:48
Compartilhar

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), a Praça Getúlio Vargas – a principal de Nova Friburgo – é considerada de alto risco para os frequentadores e transeuntes, principalmente neste período de chuvas e ventos fortes. E não é de hoje os incidentes no local, com a queda de galhos e até mesmo de eucaliptos centenários.

O órgão histórico, entretanto, continua ignorando o recente estudo técnico elaborado por especialistas da Universidade Estácio de Sá que recomenda o corte e a substituição de pelo menos 90 eucaliptos centenários. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Prefeitura continuam de mãos atadas, sem a reposta do Iphan.

Até hoje o Iphan não respondeu ao ofício encaminhado pela Prefeitura, datado de 21 de outubro de 2014. O documento endereçado ao chefe do escritório técnico II do Iphan – sediado em Petrópolis – cita o início do período de chuvas na cidade, o que agrava o risco de eventuais acidentes relacionados com a queda de galhos e de alguns dos centenários eucaliptos que adornam a Praça Getúlio Vargas. O ofício é acompanhado pelo laudo dos especialistas.

Enquanto o Iphan ignora a situação, esta semana mais dois galhos despencaram na Praça Getúlio Vargas, obrigando a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a interditarem trecho da praça.

Foto: G1

Compartilhar