Friburgo: conta de luz fica mais cara até 16% nesta quinta-feira

17/06/2015 17:29:58
Compartilhar

Na semana passada, o portal NFEMFOCO antecipou que as contas de energia elétrica dos consumidores friburguenses seriam majoradas novamente em junho. Nesta terça-feira, 16, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou a notícia: a partir da próxima quinta-feira, 18, entra em vigor o novo reajuste tarifário dos 101 mil consumidores da Energisa de Nova Friburgo.

Segundo a Aneel, o reajuste dos consumidores industriais de Nova Friburgo terá o maior índice: 16.33%. Para os consumidores comerciais o aumento será de 13.47% e para os clientes residenciais da concessionária, o valor das contas subirá 14.07%.

Ao calcular o reajuste, a agência diz considerar a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. 

PESQUISA – Paralelamente ao reajuste das tarifas para os consumidores friburguenses, a ANEEL iniciou uma pesquisa de opinião pública para aferir a qualidade dos serviços prestados pela Energisa. Em Nova Friburgo, serão ouvidos 250 consumidores. O resultado será divulgado em outubro.

Compartilhar