Festival oferece diversas oficinas gratuitas

29/07/2014 18:34:36
Compartilhar

Este ano, a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno, que acontece entre 26 de julho e 10 de agosto, traz uma programação inspirada no tema “Arte na rua”. Assim, parte das atrações acontecerá no cenário urbano, levando o tema da arte da rua e toda a diversidade cultural ao público. Com as oficinas não podia ser diferente. Elas passam por diversas linguagens como teatro, dança, artes visuais, música, literatura, técnicas de spray, stencil, e convidam os participantes das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo a conhecer na prática o conceito da arte urbana.

O objetivo das oficinas é induzir à reflexão, ao conhecimento, à interatividade cultural e à ampliação do olhar crítico. Ao total, serão mais de treze oficinas ministradas por grandes grupos e artistas. Dentre elas estão oficinas de ritmos da rua (técnicas de teatro popular, circo e danças populares tradicionais), oficina prática de documentário, oficina de spray, stencil, lambe-lambe, história da arte, comunicação e estilo, o corpo do ator, dança contemporânea, entre outras.

São 14 dias de Festival com cerca de 200 atrações nas áreas da dança, teatro, música, literatura e artes visuais e cinema. A programação acontecerá nas Unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas, e 80% das atividades serão gratuitas. Para mais informações sobre a programação consulte o site do Festival Sesc de Inverno: www.festivalsescdeinverno.com.br ou entre em contato com as Unidades. Entre no clima do mote “DACORDARUA” e participe!

 

 

OFICINAS

 

NOVA FRIBURGO

 

OFICINA DE STENCIL

29 e 30/7 – terça e quarta-feira – Sesc Nova Friburgo (Mezanino)  – 9h às 12h.

Classificação etária: 14 anos

Grátis

A oficina consiste no ensino da técnica de reprodução de um desenho vazado, aplicando-se a tinta spray.

 

OFICINA DE GRAFITE (CARAVANA SESC)

29/7 – terça-feira – Associação dos Amigos e Moradores do Amparo – 15h às 17h.

30/7 – quarta-feira – Riograndina – 15h às 17h.

31/7 – quinta-feira – CIEP Glauber Rocha – 15h às 17h.

Classificação etária: livre

Grátis

A oficina tem como objetivo proporcionar aos jovens e crianças noções da técnica do grafite utilizando diferentes suportes.

 

OFICINA DE SPRAY

31/7 e 1/8 – quinta e sexta-feira – Sesc Nova Friburgo (Mezanino) – 9h às 12h.

Classificação etária: livre

Grátis

A oficina tem como objetivo o ensino da técnica de desenho e aplicação da tinta spray em diversos materiais.

 

MUNDO SOM – PARQUE SONORO ECOLÓGICO

1/8 – sexta-feira – Praça Demerval Barbosa Moreira – 10h às 13h.

Classificação etária: livre

Grátis

Imagine um parque de diversões onde os brinquedos são grandes instrumentos rítmicos e melódicos criados com base na inovação e sustentabilidade. Concepção e coordenação de Kiko Menezes.

 

OFICINA ELETROPIPAS

1/8 – sexta-feira – Praça Demerval Barbosa Moreira – 14h às 17h.

Classificação etária: 7 a 12 anos

Grátis

Os alunos aprendem em primeiro lugar a confeccionar um modelo de pipa simples. Em seguida, os participantes aprendem a fazer um pequeno circuito elétrico com LEDs para incrementar as pipas e permitir seu voo noturno. Com o artista multimídia Bruno Vianna. Para 20 pessoas.

 

OFICINA JOGOS POÉTICOS PIPA E POESIA

1/8 – sexta-feira – Praça Demerval Barbosa Moreira – 15h às 18h.

Classificação etária: livre

Grátis

A oficina propõe a leitura de poesia e o estímulo à criação poética através dos jogos. Mediação dos poetas Lucia Helena Ramos e Bruno Borja.

 

OFICINA DE MASSINHA CRIATIVA

5 e 6/8 – terça e quarta – Sesc Nova Friburgo (Sala de Curso 1) – 9h às 12h.

Classificação etária: 9 anos

Grátis

A técnica de animação conhecida como stop-motion nada mais é do que uma sequência lógica de fotografias que mostram movimentos coerentes. A oficina de massinha faz parte deste universo animado e usa desta técnica para dar vida aos bonecos criados com massa.

 

OFICINA DE LAMBE-LAMBE

7 e 8/8 – quinta e sexta-feira – Sesc  Nova Friburgo (Sala de Curso 1) – 9h às 12h.

Classificação 10 anos

Grátis

Ensino da técnica de construção de um pôster artístico feito à mão com diversos tipos de tinta e reproduzido artesanalmente.

 

INICIAÇÃO TEATRAL – GRUPO ORIUNDO DE TEATRO (PALCO GIRATÓRIO)

7/8 – quinta-feira – Sesc Nova Friburgo (Sala de Curso 2) – 14h às 20h.

Classificação etária: 16 anos

Grátis

A oficina tem como objetivo levar o aluno a um primeiro contato com o fazer teatral. Através de jogos e dinâmicas, apresenta algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal. Para 20 pessoas.

 

PRÁTICA DE DOCUMENTÁRIO

8 e 9/8 – sexta e sábado – Sesc Nova Friburgo (Miniauditório) – 14h às 17h.

Classificação etária: 16 anos

Grátis

A oficina tem por objetivo trabalhar uma aproximação afetiva aos fundamentos da linguagem cinematográfica, com ênfase no documentário.

 

 

Compartilhar