Cervejarias artesanais de Nova Friburgo ganham incentivo

19/07/2014 10:08:04
Compartilhar

O mercado friburguense de cervejas artesanais tem crescido e se popularizado, através de quatro marcas tradicionais: a Ranz Bier, a Braün – Braün Bier, a Barão Bier e a Rock Valley Bier, que produzem individualmente, em média, três mil litros por mês. E para dar um impulso neste setor, o governo estadual sancionou recentemente um programa de incentivo à produção de cervejas e chopes artesanais no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é estimular a economia e desenvolver a indústria de microcervejarias. Para isso, a tributação a essas empresas foi reduzida de 25% para 13%.

De acordo com o programa de incentivo, proposto pela Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), as cervejas artesanais são um produto de maior qualidade e mais caro, por serem resultado de um meio de produção menos sistematizado. Com isso, o custo de fabricação é mais elevado, assim como a atual tributação sobre o produto final, em comparação ao que é produzido pelas grandes cervejarias que dominam o mercado.

Compartilhar