Biblioteca Pública de Friburgo é reinaugurada após reformas

06/05/2015 17:26:22
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, na tarde desta terça-feira, 5. A biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e do acervo e ainda contará com toda a informatização, além de sua desfungização e desinfecção que já foi iniciada.

Sonho realizado com muito suor e a ajuda de muitos amigos, tanto que durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Rogério Cabral e o secretário de Cultura David Massena fizeram questão de agradecer o empenho de todos da Prefeitura e dos parceiros da iniciativa privada que tornaram a revitalização de todo o espaço possível.

“Eu conhecia a biblioteca da época em que era vereador e sabia como estava abandonada e você (David Massena), junto com todos os profissionais daqui, se dedicaram e com o apoio das demais secretarias e ajuda da iniciativa privada, com poucos recursos da Prefeitura, mas com muita boa vontade estamos vendo hoje um belíssimo espaço sendo colocado à disposição da nossa população. Não tenho dúvidas que todos aqueles que vierem até a biblioteca vão bater palmas pelo trabalho realizado aqui”, disse Rogério Cabral.

Hoje, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Ligouri conta com o espaço físico todo reorganizado, com as prateleiras bem distribuídos, com sala para leitura infantil e deficientes visuais, com pontos de internet inteligente e uma sala de informática com 30MB de velocidade, além de ser a sede da Secretaria de Cultura, lugar estratégico como revelou David Massena.

“Hoje a secretaria está em um lugar emblemático, porque nunca mais vamos permitir, enquanto estivermos aqui, que um acervo dessa importância seja tratado da forma como vinha sendo tratado”, destacou.

Do acervo de 30 mil livros, dois mil necessitaram de descarte devido aos fungos e foram substituídos através da reserva técnica. Mas todo o esforço foi recompensado. Nova Friburgo foi selecionada entre as 50 bibliotecas mais importantes do país, através da Fundação Bill & Melissa Gates e será contemplado com 10 computadores de ponta e todo trabalho de informatização em parceria com a Biblioteca Nacional.

Compartilhar