Banda Euterpe homenageia Centro Excursionista na praça

22/07/2015 12:08:14
Compartilhar

A banda centenária Sociedade Musical Euterpe Friburguense realiza neste sábado, 25, às 15h30, na Praça Getúlio Vargas (novo horário e local divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura), mais um concerto da série do programa cultural ‘Banda na Praça’, realização conjunta com a Prefeitura de Nova Friburgo. 

Para este último sábado do mês de julho, a diretoria da banda resolveu prestar uma homenagem especial ao Centro Excursionista Friburguense (CEF), pela comemoração de seu 80º aniversário, transcorrido no dia 20 de julho. 

O maestro Nelson José da Silva Neto e banda estarão dedicando o concerto a mais essa data histórica de Nova Friburgo, que registra a fundação do segundo mais antigo clube de montanhismo do País, antecedido apenas pelo Centro Excursionista Brasileiro – o CEB, fundado a 1º de novembro de 1919. 

Uma história de pioneirismo – Fundado a 20 de julho de 1935, exatamente dois meses após cinco jovens da época, terem escalado pela primeira vez, o morro da letra E, da chamada Serra da Saúde (a pedra da Cascata ou Parlatório), o Centro Excursionista Friburguense foi fundado por alemães e austríacos. 

Os cinco pioneiros, de 1935, foram: Friedrich von Veigl, Stephan Kaul, Eitel Meyer, Aristides Folly e Mozart Batista, sendo que fizeram ainda parte da fundação da entidade: Hermano Prunbaudn e João de Jesus Lozada. 

Nomes importantes de Nova Friburgo, ao longo desses últimos anos, fizeram parte da entidade, a exemplo da jornalista Noêmia Rocha Ribeiro (falecida) e Haydê Lengruber – pioneiras da subida do Pico da Caledônia – o professor Jamil El-Jaick e os irmãos Humberto (Betito) e Hérmano Fontão, este último que teve destacada atuação, na época do acidente com o Viscount da Vasp, que caiu na Caledônia. Experiente alpinista,o professor Hérmano ajudou as equipes da FAB a atingir o local de difícil acesso. 

Atualmente, o Centro Excursionista Friburguense é presidido por Carlos Augusto Fernandes Fontão, o Gutinho. 

Ensaios e repertório – O maestro Nelsinho vem realizando os ensaios normais durante a semana, em preparação do repertório para esta apresentação, que constará, entre outras peças, com o ‘Hino de Nova Friburgo’, a marcha ‘Euterpe 150 anos’, de autoria do próprio músico e professor da Euterpe, Tiago Vidal; ‘Lígia’ (Tom Jobim), ‘Minas e suas Canções’, ‘Gonzaga em Tom Maior’ e ‘Sinatra in Concert.

Matéria atualizada

Compartilhar