Os cuidados com os animais na época do calor

12/01/2020 20:50:09
Compartilhar

Mesmo que a previsão para este verão seja de temperaturas mais amenas e dias mais chuvosos em comparação ao ano passado, os donos de animais ainda precisam ter cuidados especiais para diminuir o impacto do calor e evitar que o cão entre em choque térmico.

A partir dos 22°C, é bom ligar o alerta. Nesses dias, os passeios devem ser feitos antes das 10h ou após as 17h. Hidratação é outro ponto importante: a quantidade ideal de água fresca ingerida diariamente é de 80 a 100ml por quilo. A tosa deve estar curta para que não haja aumento da temperatura corporal, e a manutenção do controle de pulgas e carrapatos deve estar em dia (nesta época, as infestações aumentam).

Brincadeiras com água são bem-vindas. Arejar a casa e fazer o uso de tapete e osso gelados também. Donos de cães de raça braquicefálica e de porte grande ou gigante devem ficar ainda mais atentos, já que a tolerância delas ao calor é menor. Algumas dessas raças são: todos os Buldogues, Boxers, Pug, Shih Tzu, Lulu da Pomerânia, Golden Retriever, Labrador, Bernese e São Bernardo.

Compartilhar