Operação Mercúrio: Juiz de Friburgo condena 33 réus da facção criminosa Comando Vermelho

14/05/2019 17:29:17
Compartilhar

O juiz da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, Marcelo Alberto Chaves Villas, proferiu sentença de condenação de 33 integrantes da facção criminosa Comando Vermelho por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 14/5, através de comunicado à imprensa.

A ação penal, na qual foram condenados tantos réus, é decorrente da Operação Mercúrio, deflagrada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar em 2016, onde vários elementos foram presos em Friburgo e outros municípios do Estado. Na ocasião, foram apreendidas drogas, armas, joias e dinheiro com os acusados.

Dos 33 réus, apenas um continua foragido – identificado pela alcunha de “Jogador”. Ele é apontado como elo entre o tráfico de drogas da Capital e Baixada Fluminense com o interior do Estado. Ele controla o tráfico de drogas nas comunidades do Pavao/ Pavaozinho em Ipanema, no Rio, e do Salgueiro, em Duque em Caxias.

“Tal condenação é uma resposta para a sociedade, ante o crescimento exponencial da violência perpetrada pela organização criminosa Comando Vermelho que, não bastasse aterrorizar a Capital, vem destruindo a paz das cidades do interior do estado”, diz trecho da decisão.

Na decisão judicial, o magistrado cita a participação nefasta do Comando Vermelho nas comunidades com o uso de armas e atitudes medievais dos propalados “tribunais do tráfico”. É importante frisar que, a vinda de traficantes do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, ligados ao Comando Vermelho, está sendo combatida através de ações policiais com inúmeras prisões efetuadas em Friburgo.

Compartilhar