Operação combate quadrilha de venda de cigarros no RJ

24/06/2021 10:14:54
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do estado (Gaeco), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 24/6, uma operação contra um grupo de criminosos ligados a bicheiros que impõem o monopólio na venda de cigarros em vários pontos do estado. São ao todo 34 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio.

Segundo a Polícia Federal, a quadrilha atuava em bairros da Zona Oeste, Norte e Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Além dos municípios de Campos, Duque de Caxias, Macaé, Magé, Niterói, NOVA FRIBURGO, Nova Iguaçu, Paty De Alfares, Rio Bonito e São Gonçalo.

Segundo as investigações, o grupo compra os maços da Companhia Sulamericana de Tabacos, fábrica na Baixada Fluminense, e obriga pequenos e médios comerciantes em praticamente todo o Rio a vender apenas a marca da quadrilha.

De acordo com as investigações, o rendimento mensal do grupo é estimado em R$ 1,5 milhão. Até hoje o grupo já teria movimentado mais de R$ 45 milhões. Além do esquema de cigarro, o grupo teria ligação com o jogo do bicho e máquinas caça-níquel. Os alvos responderão por organização criminosa, extorsão, roubo, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes tributários.

Compartilhar