Oito produtos para ficar de olho na data de vencimento

15/02/2017 11:04:26
Compartilhar

O prazo de validade é um dos itens a serem observados com cuidado na hora da compra. E, quando falamos nesse assunto, os alimentos perecíveis são os primeiros itens que vêm à mente. Mas outras mercadorias comuns no nosso cotidiano também pedem atenção ao rótulo. 

Material de limpeza
Sabão, desinfetantes, detergentes e lustradores de móveis perdem a eficácia entre três e doze meses.

Água oxigenada
Muito usada para descolorir cabelos e até como cicatrizante, o peróxido de hidrogênio tem durabilidade de doze meses, podendo causar ardência e queimaduras após esse período.

Inseticida
Após dois anos, a química contida nos venenos contra insetos perde o poder e o spray não funciona mais para exterminar as pragas.

Repelente de mosquitos
Assim como o inseticida, a fórmula que protege contra picadas de mosquitos e insetos serve por apenas dois anos.

Perfumes
Esta notícia pode não agradar os admiradores e colecionadores de colônias, mas a verdade é que o aroma dura somente entre um e três anos após ser produzido.

Rações para pets
Os alimentos dos bichos de estimação também precisam de atenção. Os úmidos (preferidos dos gatos) costumam durar de dois a três anos fechados, mas precisam ser guardados na geladeira e consumidos em, no máximo, três dias após aberto. A ração seca, por outro lado, tem um tempo maior de duração após aberto (podendo passar de um ou dois meses).

Farinhas
Apesar de não serem consideradas perecíveis, as farinhas de trigo, mandioca e arroz também são delicadas e precisam ser conservadas entre seis e doze meses, dependendo da forma de armazenamento.

Remédios
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os prazos de validade dos medicamentos não podem ultrapassar cinco anos. A maioria deles, entretanto, contam com uma validade de até dois anos, incluindo os que não precisam de receita para serem comercializados. Se consumidos fora do prazo, o risco de fazerem algum mal é baixo, mas também podem não sutir.

http://extra.globo.com

Compartilhar