Obra do Limpa Rio no Córrego Dantas, em Friburgo, é paralisada

14/01/2021 13:14:37
Compartilhar

Um, dois, três dias… foi o tempo que durou o andamento da obra do projeto Limpa Rio, no bairro Córrego Dantas, em Friburgo. O serviço iniciado no domingo, 10/1 – com a presença do governador Cláudio Castro, que visitou o município na semana em que a tragédia climática completou 10 anos – está paralisada nesta quinta-feira, 14/1. O motivo da paralisação é a falta de licenciamento do terreno para a colocação dos dejetos retirados do rio (conhecido como bota-fora).

A Prefeitura de Nova Friburgo e o Inea (Instituto Estadual de Ambiente) se manifestaram através de notas oficiais sobre a paralisação do serviço.

NOTA OFICIAL DO INEA

“O Inea informa que há um bota-fora licenciado pela Prefeitura o qual foi previamente definido pelo INEA. No entanto, o proprietário do mesmo está em tratativas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Superintencia do INEA para emissão de um novo licenciamento em virtude do acréscimo de área requerido pelo proprietário”.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

“Como a obra é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente, o órgão também é o responsável pela definição de um bota-fora para destinação dos resíduos. Na última segunda-feira, em reunião com representantes do governo estadual em Teresópolis, o Inea solicitou, verbalmente, bota-fora. Diante da indisponibilidade, no mesmo dia, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo apontou alguns bota-fora particulares licenciados na cidade. A pasta afirma que está à disposição para agilizar avaliações técnicas visando licenciamento de novos espaços, caso solicitado pelo Inea, tendo em vista que a execução da obra é de interesse municipal. As equipes da prefeitura e governo estadual seguem em contato direto para esforços mútuos visando acelerar a obra no Córrego Dantas”.

Compartilhar