O que significam os números nas etiquetas de frutas e legumes?

18/11/2016 15:11:56
Compartilhar

Você já deve ter reparado que muitos alimentos frescos possuem uma etiqueta com números e, em alguns casos, o país ou local de origem de onde foram produzidos. Em geral, este não é um número usado para rastrear alimentos. Mas, eles nos ajudam a entender a forma como as frutas, legumes e outros vegetais foram produzidos.

Estas etiquetas são chamadas de PLU, sigla em inglês utilizada internacionalmente que quer dizer “Price Look Up”, desenvolvidas e sob a responsabilidade da International Federation For Produce Standards, estas pequeninas etiquetas são uma vitória do consumidor, elas indicam a forma de cultivo do produto, deixando sob a sua responsabilidade qual o tipo de produto que você deseja consumir.

Todas as etiquetas são atóxicas, elas podem conter 04 ou 05 cifras (números). Entenda agora o que estes números representam:
04 números, significa que o produto é cultivado de maneira tradicional, uso de agrotóxicos (pesticidas)
05 números, iniciando pelo número 8, significa que o produto é OMG, ou seja, modificado geneticamente.
05 números, iniciando pelo número 9, significa dizer que o produto é orgânico.

Como o selo não é uma norma, nacional ou global, nem todos os alimentos possuem o código que ajuda o consumidor a identificar a procedência dos produtos. Portanto, este não pode ser usado como único parâmetro para identificar orgânicos e não-orgânicos. Mas, quando as etiquetas estiverem disponíveis, esteja sempre atento para não cair em armadilhas.

ciclovivo.com.br

Compartilhar