O que significam as siglas das máscaras: N95, PFF1, PFF2 e PFF3

11/05/2020 12:39:37
Compartilhar

Máscaras N95 e PFF2 são equivalentes e a eficácia da peça de segurança cresce de acordo com a sua numeração; entenda tudo

As siglas das máscaras – N95, PFF1, PFF2 e PFF3 – indicam o nível de eficiência do seu filtro respiratório, em reter contaminantes presentes no ar, na forma de gotículas e aerossóis. A peça semifacial filtrante (PFF) é um equipamento de proteção individual (EPI), que cobre as vias respiratórias (nariz e boca), defendendo-as de possível contágio.

A pandemia do novo coronavírus aumentou a procura pelo utensílio, já que seu uso reduz a chance de transmissão da doença, conhecida como COVID-19. Nesse contexto, a máscara identificada como N95 ou PFF2 é a alternativa recomendada, pela Anvisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, a peça deve ser usada, preferencialmente, por profissionais da saúde, pessoas infectadas pelo coronavírus e respectivos cuidadores.

Para que a compra massiva e aumento da demanda não cause a falta do equipamento correto para médicos e enfermeiros, é recomendado que a população opte por máscaras caseiras. Há uma série de tutoriais de máscaras de pano no YouTube.

As máscaras N95 e a PFF2 são iguais?
Sim, ambas têm o mesmo grau de proteção. Ou seja, filtragem de eficácia equivalente.

A diferença de nomes acontece porque máscaras N95 referem-se a uma classificação, para aerossóis, adotada pelos Estados Unidos. No Brasil, a mesma corresponde às PFF2.

PFF em detalhes
Os critérios que tornam as peças semifaciais filtrantes diferentes umas das outras são:

-porcentagem de eficiência;
-resistência à aerossol aquoso e/ou oleoso;
-tipos de modelo;
-presença ou não de válvula;

Eficiência do filtro (%)
A eficácia da peça é avaliada de acordo com a porcentagem de aerossol de teste, capaz de atravessar a sua camada filtrante. A penetração de partículas depende de parâmetros físicos, como tamanho e formato. O fato de ser um microorganismo ou um elemento inorgânico não interfere.

Classe da PFF      Penetração (%)       Eficácia
     PFF1                    20%                   80%
     N95 ou PFF2         6%                    94%
     PFF3                    3%                    97%

Resistência a aerossol: base de água ou base de óleo
Há dois tipos de respiradores (“S” e “SL”), normalmente descartáveis, ao considerar essa característica. Portanto, os produtos em si e suas embalagens, devem conter as seguintes marcações: PFF1 (S), PFF1 (SL), PFF2 (S), PFF2 (SL), PFF3 (S) ou PFF3 (SL).

S – Resiste a aerossóis aquosos. Capaz de reter partículas sólidas e líquidas à bases de água( S).

SL – Rsiste a aerossóis aquosos e oleosos. Capaz de reter partículas sólidas e líquidas à base de água e a base de óleo (SL).

Modelos de máscaras
As máscaras podem ter moldes “bico de pato”, “concha”, dobrável, entre outros. A geometria da peça não interfere no quesito proteção do sistema respiratório. Os diferentes modelos são pensados para dar conforto aos variados formatos e tamanhos de rosto.

Com ou sem válvula
Segundo a Anvisa, a presença de válvula exalatória, no EPI, oferece maior conforto. Esse item permite a saída de ar expirado, quente e úmido, não aquecendo e umedecendo a peça. Quando não há válvula, os agentes de contaminação — existentes no ar ambiente ou no ar expelido — permanecem retidos no filtro.

PFF contra a poluição e em outras áreas de trabalho
Além do meio hospitalar, o utensílio é adequado para ambientes de trabalho nos setores agrícola e industrial, como o de tecnologia e fabricação de celulares. Partículas de poeira, névoas e fumos também são impedidos de atravessar o material.

Outro uso comum de máscaras — em países como Vietnã, Índia, Japão e China — é contra a poluição atmosférica. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano, no mundo, por causa da exposição à impurezas do ar. Essa partículas podem penetrar nos sistemas respiratório e cardiovascular e trazer complicações à saúde.

Compartilhar