O que não mata, engorda? Será mesmo?

10/01/2017 12:23:10
Compartilhar

Crescemos ouvindo que comida que cai no chão, se a gente pega rapidamente, pode comer, depois de dar uma limpada na superfície, afinal “o que não mata, engorda”.

A regra dos 5 segundos dos alimentos que caem no chão funciona mesmo?

Pesquisadores americanos colocaram a regra dos 5 segundos à prova. O resultado é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir por aí…

A comida se contamina assim que cai no chão. A confirmação veio da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores testaram quatro tipo de superfície: azulejo, madeira, carpete e aço inox. E quatro tipo de alimentos: pão de forma, pão com manteiga, melancia e bala de goma.

A superpresa ficou para a superfície que menos transfere bactérias: o carpete.

Os pesquisadores explicaram que por causa da “topografia” do tecido, as bactérias não ficam na superfície do carpete, ficam entremeadas.

Em segundo lugar, ficaram empatadas o inox (as bancadas de inox) e a madeira.

O alimento que mais se contaminou foi a melancia e em segundo lugar o pão de forma.

Os pesquisadores não conseguiram determinar se as bactérias contaminantes causam danos ao organismo humano (mas, na dúvida, melhor evitar!).

Para se ter ideia, no ano passado mais de 9 mil pessoas (adultos e crianças) foram internadas por doenças transmitidas por alimentos.

http://disneybabble.uol.com.br/

Compartilhar