O que fazer com cascas, sementes e talos de alimentos?

15/02/2017 18:52:57
Compartilhar

Poucos têm o conhecimento que podemos aproveitar até 100% dos alimentos consumidos no nosso cotidiano. Ao preparamos uma alimentação desperdiçamos até 30% do que poderia ser aproveitado, como cascas e talos, além das sementes de frutas e legumes. As cascas de legumes, frutas, talos e sementes podem ser usadas para preparos de sucos, vitaminas, pães, bolos, farofas, geleias e temperos. A maioria das cascas de legumes e frutas, assim como os talos e sementes, são ricas em vitaminas C e A, fibras e minerais, sendo uma excelente fonte de nutrientes que auxilia no funcionamento equilibrado do nosso organismo. Lembrando que demais nutrientes também estão presentes, mas em pequenas quantidades.

Algumas vitaminas encontradas nas cascas de frutas e legumes, talos e sementes têm papéis importantes para o nosso corpo. Confira:

Vitamina C: é encontrada nas cascas de banana, abacaxi, goiaba, limão, mamão, talos de agrião e brócolis. Atua combatendo os radicais livres por ser antioxidante, podendo diminuir as linhas de expressões e reduzir as rugas, estimulando a produção natural de colágeno.

Vitamina A: assim como a vitamina C, é encontrada nas cascas de frutas e talos, está presente em grande quantidade nas cascas de banana, mamão e talos de agrião, espinafre, brócolis e casca de cenoura. Essa vitamina beneficia a visão e auxilia a pele por ter propriedades antioxidantes e inflamatórias. A deficiência de vitamina A pode causar ressecamento na pele, dificuldades de enxergar no escuro e pode prejudicar os aparelhos respiratório e gástrico.

Fibras: as cascas de legumes, frutas e talos têm uma quantidade significativa de fibras, que auxiliam e regularizam o sistema digestivo. Auxiliam na diminuição do colesterol, controle de peso, controle da glicemia e aumento de saciedade.

Minerais: encontrados principalmente nas cascas de maracujá e talos de agrião e espinafre. Desempenham funções vitais e favorecem o equilíbrio do organismo, como a manutenção das células, regularização das enzimas do corpo, equilíbrio ácido base e contração muscular.

Sementes: as mais consumidas são as sementes de abóbora que agem como germicidas e contêm mais do que o dobro das fibras encontrada no próprio fruto. A semente de melão tem vários benefícios, porém é pouco conhecida, ela ajuda no transporte de nutrientes pelo corpo e fornece energia. Muito utilizadas em saladas e vitaminas.

https://www.natue.com.br

Compartilhar