O 5G está chegando. O que isso muda em nossas vidas?

12/07/2020 19:48:26
Compartilhar

O que é tecnologia 5G?

O 5G é o termo usado para descrever a próxima geração de redes de dados móveis. Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, essa nova tecnologia marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações, trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos.

Para quem ainda se pergunta o que é tecnologia 5G, nós explicamos: trata-se da próxima geração de rede de internet móvel. Essa inovação pode melhorar muito a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Além disso, o 5G também pode contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Com isso, os dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre si. Um exemplo disso é uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando. Esse tipo de solução já está mudando a maneira como vivemos.

Ao passo que o 5G se torna mais popular e abrangente, novos serviços poderão ser ofertados e novas possibilidades se tornarão reais. Além disso, as coisas que já fazemos com nossos smartphones ficarão ainda melhores.

Diferenças entre 5G e 4G
As novas tecnologias de rede móvel vem evoluindo cada vez com mais velocidade. O 4G já oferece uma velocidade e qualidade adequadas de internet para as principais aplicações do uso cotidiano. A nova rede vai oferecer um novo universo de possibilidades, com uma confiabilidade jamais experimentada.

Já a internet 5G proporciona um aumento de 20x a velocidade do 4G. Ou seja, poderá competir com os serviços de banda larga fixa. Mas o grande diferencial será na estabilidade da internet, oferecendo uma conexão mais confiável e fluida.

Principais vantagens da tecnologia 5G
A inovação tecnológica da internet precisa acompanhar o ritmo de evolução das demais tecnologias. A sociedade 5.0 já é uma realidade e exige cada vez mais que sua rotina seja facilitada pela tecnologia. Portanto, é muito importante o desenvolvimento do 5G no Brasil e no mundo. Veja a seguir algumas das principais vantagens dessa tecnologia:

Capacidade
Com uma rede mais potente, é possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da internet. Portanto, a quinta geração possui mais capacidade de aguentar o uso simultâneo da rede.

Estabilidade
Outro ponto que também pode melhorar é a estabilidade das conexões, evitando a queda de sinal constante. Isso facilitará muito o uso da rede, principalmente em operações feitas em tempo real.

Velocidade
Como mencionado anteriormente, a velocidade é uma das mudanças mais esperadas e que deve aumentar muito. Com isso, será possível assistir a vídeos com mais rapidez, jogar em dispositivos móveis sem travar, entre outras atividades que já realizamos atualmente.

Bateria
Com a mudança para o 5G, também é possível usar a internet em aparelhos celulares consumindo menos bateria do que a rede 4G. Isso gera um consumo de energia maior, o que beneficia não só o meio ambiente como também gera economia financeira.

O impacto do 5G no mundo
A nova rede já está operando de forma inicial em alguns países e se mostrado mais eficiente do que o 4G, com exceção apenas da Austrália, que ainda possui conexão 4G melhor.

Logística
Com mais velocidade, segurança e estabilidade, será mais fácil para o setor de logística planejar e acompanhar rotas e pacotes em tempo real. Com isso, será possível evitar congestionamentos que poderiam atrasar as entregas.

Telefonia
Chamadas de vídeos on-line e reuniões por videoconferência serão mais estáveis e mais profissionais. Isso aumentará a quantidade de trabalho remoto ou home office e ampliará as novas possibilidades de interações com clientes e fornecedores.

Agronegócio
Outro segmento que poderá ser impactado é o agronegócio. Espera-se um aumento de estabilidade em área rurais, o que pode impactar diretamente na produtividade do agronegócio.

Saúde
Monitorar pacientes à distância vai abrir várias oportunidades de negócios: criação de aplicativos, inovações na indústria farmacêutica, seguros e planos de saúde mais personalizados.

As tecnologias de hoje
Muitos avanços tecnológicos já foram alcançados e nosso modo de vida já está se transformando devido a essa evolução. Temos acesso a soluções como a Inteligência Artificial, que facilita o dia a dia, além de otimizar processos nas empresas.

A Claro passa a oferecer o serviço 5G a partir da próxima semana de julho em bairros do Rio e São Paulo. Para isso, enquanto o leilão de novas frequências não é realizado, a operadora deve distribuir o sinal 5G nas frequências já existentes, liberando velocidade maior para celulares compatíveis com a nova tecnologia.

https://tecnoblog.net/

Compartilhar