Nuvem de gafanhotos, sapos, tubarões… Veja filmes com referências às Pragas do Egito

25/06/2020 13:04:56
Compartilhar

Uma nuvem de gafanhotos, que chegou à Argentina e se aproxima do Brasil, tem preocupado as autoridades, mas também atiçado a imaginação de fãs de ficções que envolvem esse tipo de praga.

Na vida real, os insetos vieram do Paraguai e, por lá, destruíram lavouras de milho. No Brasil, eles podem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e, em menor escala de perigo, de Santa Catarina, oferecendo riscos às plantações desses estados.

A infestação de gafanhotos, que devoram tudo por onde passam, é uma das Dez Pragas do Egito, passagem bíblica que já serviu de inspiração para cenas de vários filmes. Além desses insetos, ataques de outros bichos também já causaram devastação na ficção.

Veja, abaixo, 10 filmes com referências às Pragas do Egito e outras infestações de animais

1 – O príncipe do Egito (1998)
Clássico da infância de muita gente, “O príncipe do Egito” mostra a história por trás da passagem bíblica sobre a Dez Pragas do Egito.
A animação, inspirada no livro do Êxodo, conta a história de Moisés, desde a vida como príncipe adotado do Egito até sua missão de salvar os hebreus da escravidão do império egípcio.

2 – A múmia (1999)
No mais famoso filme de múmias dos anos 1990, uma aspirante a arqueóloga ressuscita acidentalmente um sacerdote egípcio amaldiçoado. Com isso, acaba liberando as Dez Pragas do Egito sobre a Terra, em cenas aterrorizantes.

3 – Mãe
Mais um filme com inspiração bíblica, a controversa história de Darren Aronofsky tem uma série de metáforas ligadas à religião católica. Algumas cenas fazem referência às Pragas do Egito. Sem spoilers, mas elas envolvem rãs.

4 – O exorcista II – O herege (1977)
A sequência do clássico do terror, apesar de ter decepcionado críticos, tem uma cena aterrorizante que mostra um ataque de gafanhotos.

5 – A colheita do mal (2007)
Uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, aparentemente, está sofrendo com as pragas bíblicas. Uma ex-missionária cristã, que passou a se dedicar a fenômenos paranormais, decide investigar o caso.

6 – Êxodo: Deuses e reis (2014)
Mais um filme que conta a trajetória de Moisés, narrando o contexto da passagem bíblica sobre as pragas. Dirigido por Ridley Scott, ele chegou a ser proibido no Egito, depois de autoridades alegarem que a trama tem uma história “distorcida”.

7 – Sharknado (2013)
Se uma nuvem de gafanhotos é assustadora, imagine uma chuva de tubarões…. É o que acontece nesse telefilme de ação.
Um desastre envolvendo um furacão causa vários tornados e, com isso, tubarões são arrancados do Oceano Pacífico e depositeraados em Los Angeles (EUA).

8 – Os pássaros (1963)
Clássico de Alfred Hitchcock sobre uma série de ataques repentinos e inexplicáveis de pássaros violentos em uma cidade da Califórnia.

9 – Magnólia (1999)
Neste drama de mais de três horas dirigido por Paul Thomas Anderson, nove moradores de uma mesma área veem suas histórias se cruzarem por coincidências do destino.
E, coincidência ou não, uma sequência que mostra uma chuva de sapos se tornou uma das mais famosas do filme. Até hoje ela gera teorias e conspirações.

10 – Corvos (2007)
Mais um do gênero mistério envolvendo ataques de animais, mostra uma cidade que é infestada por uma onda de corvos, sem razão aparente.

https://g1.globo.com/

Compartilhar