Novembro azul: alerta para a saúde dos homens

03/11/2020 12:21:39
Compartilhar

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Por isso, passado o Outubro Rosa, chegou a vez da ação de caráter mundial Novembro Azul que visa a conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e, especificamente, sobre a prevenção do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer é o de maior incidência no sexo masculino e o sexto mais comum do mundo. Nos países desenvolvidos, as taxas de manifestação são cerca de seis vezes maiores, segundo informado no site do Ministério da Saúde. Se descoberto e diagnosticado precocemente, a chance de cura pode ser de até 90%.

Sinais de alerta
Alguns dos sinais de alerta para a doença são vontade constante de urinar ou retenção, dores na hora da micção, presença de sangue na urina, disfunção erétil, incontinência ou incômodos ósseos. Mas é preciso lembrar que, no estágio inicial, onde a chance de cura é maior, os sintomas não costumam aparecer.

Tratamento
O tratamento depende do estágio da doença. Se o câncer estiver dentro dos limites da próstata, são indicadas a radioterapia ou cirurgia de retirada da glândula (prostatectomia), além do acompanhamento clínico do paciente.

Caso o tumor esteja um pouco mais avançado, ainda na próstata, mas além da glândula, pode ser feita a prostatectomia aliada à linfadenectomia ou radioterapia com ou sem terapia de bloqueio hormonal concomitante.

Agora, quando existe uma metástase, é melhor fazer aplicação de hormonioterapia (bloqueio hormonal por até três anos para suprimir os níveis de testosterona), quimioterapia e radioterapia.

Além disso, há algumas opções de métodos alternativos, que podem incluir vitaminas, ervas e dietas especiais, ou outras opções, como acupuntura e massagem.

Vale lembrar que é importante tomar decisões sobre o tratamento juntamente com o médico que faz o acompanhamento do estado de saúde do paciente em questão. O diagnóstico precoce é a prevenção. Cuidem-se!

Compartilhar