Nova Friburgo terá vacinação contra polio e multivacinação

05/08/2015 15:28:27
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo promoverá no período de 15 a 31 deste mês de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. O Dia D da campanha será em 15 de agosto.

O grupo alvo da campanha para a poliomielite são as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar ao menos 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada.

Já a Campanha de Multivacinação tem como objetivo a atualização do esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Segundo a Coordenadora de Imunização, Ana Paula Lessa, a campanha busca manter a eliminação do sarampo e da poliomielite, intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas poliomielite (oral), DTP e 2ª dose da tríplice viral, além de contribuir para a redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.

Ana Paula destacou que vale a precaução em alguns casos específicos: “Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro para não se atribuir à vacina as manifestações da doença. A avaliação será feita de acordo com cada vacina”.

A secretaria de Saúde de Nova Friburgo recomenda que todas as crianças menores de cinco anos de idade sejam levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a necessidade. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança. 

Locais de vacinação:

Campanha:

Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro – Telefone 2522-8316

Tunney Kassuga – Olaria – Telefone 2543-6281

Policlínica Norte Dr. Waldir Costa – Conselheiro Paulino – Telefone 2527-1420 

Dia D – 15/08/2015

Todos os Postos de Saúde, UBS e ESF, além de um posto volante no Centro de Turismo.

Compartilhar