Nova Friburgo: Prefeitura está multando motoristas via central de câmeras

11/08/2015 15:43:02
Compartilhar

Você costuma parar em fila dupla? Dirige sem cinto de segurança? Não respeita a sinalização de trânsito? Costuma estacionar em local proibido? Se você, motorista, comete estas e outros tipos de bandalha no trânsito friburguense pode estar sendo filmado e… também multado. A informação é da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo.

Desde sexta-feira, 8, a Prefeitura está utilizando as 32 câmeras de monitoramento, de alta precisão, para fiscalizar e punir os infratores no eixo de 25,5 quilômetros entre Conselheiro Paulino, Olaria, Ponte da Saudade e Centro de Nova Friburgo. O monitoramento é feito dentro da Central de Operações do Programa Cidade Inteligente, inaugurada também na sexta-feira, 8, em frente à Prefeitura.

A aplicação de multas foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O órgão autorizou as prefeituras de todo o Brasil a usar imagens das câmeras de monitoramento de segurança para comprovar infrações de trânsito.  E para multar quem não obedece à lei. Nas rodovias federais e estaduais, as imagens das câmeras já são usadas pra aplicar multas desde 2013.

Além de fiscalizar o trânsito, a Central de Monitoramento inaugurada pela Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com o governo estadual, está sendo usada pela polícia para combater a criminalidade. 

Compartilhar