Nova Friburgo já está com epidemia de dengue e município terá centro para hidratar pacientes

25/02/2016 14:57:44
Compartilhar

O secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares Garcia, informou nesta quinta-feira, 25, que Nova Friburgo receberá nos próximos dias mobiliário, equipamentos, insumos e medicamentos para montar um centro de hidratação de pacientes de dengue. O espaço funcionará, nos meses de março e abril, no prédio onde está sendo instalado o novo Hemocentro, anexo ao Hospital Raul Sertã.

A criação do centro em parceria com o governo estadual foi decidida em virtude do aumento substancial de casos de dengue no município este ano. No último boletim epidemiológico, divulgado pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária, foram confirmados 621 casos da doença em 2016, dos quais 210 nos últimos sete dias. A quantidade da última semana é maior do que todos os casos confirmados em 2015: 180 no total.

Além dos 621 casos confirmados, Nova Friburgo ainda tem, no momento, 923 casos notificados de pacientes com suspeita de terem contraído dengue. Os exames laboratoriais destes pacientes, porém, ainda não foram concluídos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado uma epidemia de dengue quando a taxa de casos confirmados chega a 300 por 100 mil habitantes. Como Nova Friburgo tem 184 mil habitantes (número oficial do IBGE), o município já está oficialmente como uma epidemia da doença.

Além de criar o centro de hidratação de pacientes, o município irá intensificar o trabalho de combate ao foco do mosquito aedes aegypti em toda a cidade. No próximo sábado, 27, haverá um Dia D nos bairros e distritos onde a situação é mais crítica.

Compartilhar